[weglot_switcher]

Sonae Capital compra seis centrais de cogeração em Espanha

A Sonae Capital adquiriu à Ignis Capital seis centrais de cogeração localizadas em Espanha, nas regiões da Catalunha, Aragon e Castilla y Leon. Pagou 75 milhões de euros. A operação tem um valor de 75 milhões de euros,
  • Sonae
22 Outubro 2020, 21h50

A Sonae Capital, através da sua participada Capwatt Power España, celebrou um contrato nos termos do qual adquiriu à sociedade Ignis Capital, um portefólio de seis centrais de cogeração localizadas em Espanha, nas regiões da Catalunha, Aragon e Castilla y Leon.

Em comunicado enviado à CMVM, o grupo adiantou que as centrais de cogeração em questão actuam no tratamento de resíduos provenientes de suiniculturas, desempenhando uma importante função ambiental. Todas as cogerações laboram em exclusivo com gás natural, sendo a energia térmica produzida consumida, na totalidade, no tratamento dos resíduos.

Em complemento às receitas provenientes da energia eléctrica produzida, refere ainda o comunicado, estas centrais têm ainda proveitos associados à desidratação dos resíduos e à sua incorporação em fertilizantes.

Os activos adquiridos possuem uma capacidade global instalada de 88 MW, correspondente a aproximadamente 24% da capacidade de cogeração instalada em Espanha no sector do tratamento de resíduos provenientes de suiniculturas.

“Esta aquisição enquadra-se na estratégia de crescimento da Capwatt como promotor de soluções integradas de Energia, permitindo à empresa mais do que duplicar a actual potência instalada (que passará de 77 MW, para 165 MW), ao mesmo tempo que permitirá à CapWatt reforçar a sua presença no mercado Espanhol”.

O “ernterprise value desta transacção situa-se em 75 milhões de euros, dos quais 62 milhões de euros pagos à data de hoje e o remanescente sujeito ao cumprimento de um conjunto de condições, sendo pago, no máximo, até ao final de 2025. A aquisição foi financiada com um mix adequado de capitais próprios e capitais alheios”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.