A Sonae foi distinguida no S&P Global Sustainability Yearbook, ranking anual que reconhece as empresas que demonstram as melhores práticas de sustentabilidade corporativa a nível mundial.
Os membros do S&P Global Sustainability Yearbook, um anuário de referência mundial, são selecionados com base na sua pontuação na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa do S&P Global 2024, ou CSA Score. Para serem listadas no Yearbook, as empresas devem pontuar entre as 15% melhores do seu setor e atingir uma pontuação CSA dentro de 30% da empresa com melhor desempenho do seu setor.
“Este reconhecimento reflete o compromisso do grupo com o desenvolvimento sustentável dos seus negócios e a implementação de práticas inovadoras e responsáveis ao nível ambiental, social e de governance (ESG)”, segundo a Sonae que destaca que apenas 780 empresas, de 62 setores, entre as 7.690 avaliadas, foram distinguidas no ranking anual.
Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae, afirma que “este reconhecimento da S&P Global reforça a relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e a dedicação de toda a organização em impulsionar práticas responsáveis e inovadoras”.
“Estamos focados em criar valor sustentável para o planeta e para as pessoas, garantindo que o nosso impacto positivo se estende para as futuras gerações”, acrescenta.
A estratégia de sustentabilidade da Sonae assenta em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a biodiversidade e a água; promover a circularidade; e potenciar o desenvolvimento humano, revela a empresa reconhecido pelas práticas de sustentabilidade corporativa.
A empresa lembra que a estratégia de sustentabilidade da Sonae introduziu formalmente critérios ESG nas decisões de investimento e de gestão.
“A Sonae pretende liderar através de uma gestão responsável, ética e transparente, privilegiando requisitos ambientais, sociais e de governança na tomada de decisão ao nível do portefólio atual e futuro”, confessa a empresa que tem critérios ESG sistémicos na due dilligence dos investimentos, “procurando investir em negócios com elevados níveis de sustentabilidade”.
A Sonae diz que está também a trabalhar para assegurar cadeias de abastecimento social e ambientalmente responsáveis, garantindo ao nível dos negócios processos robustos de avaliação dos seus fornecedores e parceiros com base em critérios ESG.
A Sonae assumiu o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica das operações até 2040 e de agir proativamente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 3, ou seja, na de cadeia de valor.
O grupo “através das suas empresas, tem metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa, alinhadas com, e progressivamente, validadas pela ciência. As ações de mitigação e adaptação às alterações climáticas definidas estão a ser complementadas pela compensação de emissões inevitáveis”.
A Sonae está também a apostar na investigação e desenvolvimento para acelerar a transição energética para fontes renováveis, reduzindo a dependência de recursos fósseis e aumentando gradualmente a autonomia energética a partir de fontes renováveis.
A Sonae assume o compromisso de contribuir para a proteção e restauro da natureza e dos seus ecossistemas (englobando solos, água potável e oceanos), atuando para evitar e reduzir os impactos das suas atividades empresariais, ao longo da cadeia de valor, nos ecossistemas naturais.
O Grupo e os seus negócios estão empenhados em contribuir ativamente para o objetivo global “nature positive”, procurando travar e reverter a perda de biodiversidade até 2030, em assegurar zero desflorestação nas operações e na cadeia de abastecimento e em agir na proteção e na eficiência da utilização dos recursos hídricos, promovendo a conservação, o restauro e regeneração dos ecossistemas naturais.
“A Sonae está também a realizar uma forte aposta na circularidade dos seus negócios”, promovendo “novos modelos de produção e consumo em que os resíduos e a poluição são progressivamente eliminados, a vida dos produtos, subprodutos e materiais é prolongada e os sistemas naturais são preservados e regenerados, contribuindo para a eficiência da utilização dos recursos e dos processos ao longo da cadeia de valor”.
Os compromissos nesta área incluem, assim, assegurar o aumento da circularidade dos produtos e serviços, garantir a valorização dos resíduos e fomentar o ecodesign nas embalagens de produtos de marca própria.
“A estratégia de sustentabilidade da Sonae dá uma atenção especial às pessoas, tendo como objetivo potenciar o desenvolvimento humano. O Grupo está empenhado em garantir um ambiente de igualdade, inclusão, diversidade e bem-estar na organização e em promover os mesmos valores junto da cadeia de valor e das comunidades, bem como assegurar a equidade e a valorização dos colaboradores, investindo no seu desenvolvimento profissional, reskilling e upskilling”, garante o grupo dominado pela família Azevedo.
No que toca às comunidades locais, “a Sonae pretende fomentar a sua resiliência e autonomia, contribuindo para a eliminação da pobreza nas suas diversas formas, através de estratégias de responsabilidade social específicas em cada um dos negócios, premiando a inovação e inclusão na educação e promovendo a igualdade e qualificação”.
“A Sonae está comprometida em apoiar e dinamizar programas de educação para a comunidade enquanto promotores de igualdade de oportunidades, onde se inclui o Prémio Sonae Educação, a liderança do programa europeu R4E e a aceleração do programa nacional PRO_MOV e da iniciativa NCN – New Career Network, focados na requalificação para os empregos do futuro, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com