[weglot_switcher]

Sondagem Aximage: António Costa foi o melhor nos debates, com Rui Rio muito perto

Catarina Martins foi a única de entre os restantes líderes a ter um saldo positivo, com Jerónimo de Sousa abaixo da “linha de água” e André Silva a ultrapassar Assunção Cristas como aquele que foi o pior nos debates para um maior número de portugueses.
24 Setembro 2019, 18h48

O grande vencedor dos debates entre líderes partidários foi António Costa, com o primeiro-ministro a ter o melhor desempenho para os portugueses, segundo uma sondagem da Aximage feita para o Jornal Económico. O líder socialista teve um saldo positivo de 19 pontos percentuais (29,1% dos entrevistados consideram que foi o melhor, enquanto 10,2% disseram que foi o pior) na globalidade dos debates, mas com Rui Rio muito perto, pois o presidente do PSD apresenta um saldo positivo de 17 pontos (25,5% disseram que foi o melhor, sendo apontado como o pior por apenas 8,6%).

Além deles, a única a ter avaliação positiva foi a líder do Bloco de Esquerda, pois Catarina Martins foi a melhor nos debates para 10,4% dos inquiridos e a pior para 5,6%, com um saldo de cinco pontos. Abaixo dessa linha, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, só foi considerado o melhor para 2,7%, enquanto 7,3% o viram como o pior, tendo um saldo de cinco pontos negativos.

Muito atrás, segundo a sondagem da Aximage, ficou Assunção Cristas. Apesar de a presidente do CDS-PP contar com 5,1% dos entrevistados que a apontaram como a melhor nos debates, outros 21,7% deram-lhe a classificação de pior, resultando num saldo de 17 pontos negativos. Pior só mesmo André Silva, do PAN – Partidos, Animais, Natureza: além de só ser o melhor para 2,6% (ligeiramente abaixo de Jerónimo de Sousa), nenhum líder partidário foi rotulado de pior, merecendo tal classificação para 23,7% dos inquiridos, com um saldo negativo de 21 pontos percentuais.

Entre os 302 entrevistados na sondagem “Avaliação do desempenho dos líderes partidários nos debates para as legislativas”, 45,8% não viram ou ouviram nenhum dos debates desta segunda-feira, 23 de setembro, enquanto 10,9% ouviu e viram ambos, 37,7% só viram o debate televisivo e 5,6% só ouviram o debate radiofónico.

FICHA TÉCNICA

Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal.

Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por habitat (3), género (2), escolaridade (2), e voto anterior. A amostra teve 302 entrevistas efetivas: 72 entre os 18 e os 34 anos, 95 entre os 35 e os 49 anos, 83 entre os 50 e os 64 anos e 52 para os 65 e mais anos; Interior Norte e Centro 28, Litoral Norte 40; Área Metropolitana do Porto 50; Litoral Centro 59; Área Metropolitana de Lisboa 85; Sul e Ilhas 40.

Técnica: Aplicação online – CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) – de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para os indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado, ao sub-universo utilizado pela AXIMAGE nos seus estudos políticos, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 65 e mais anos. O trabalho de campo decorreu no dia 24 de setembro de 2019. A taxa de resposta obtida através do método CATI foi de 66,7%.

Erro probabilístico: O processo amostral, não sendo aleatório, implica a não indicação do erro probabilístico. Contudo, para efeitos de comparação, para uma amostra probabilística com 301 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,028 (ou seja, uma “margem de erro” – a 95% – de 5,60%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de João Queiroz.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.