Startup cria plataforma para apoiar pequenos negócios: “É importante reduzir os custos fixos e continuar a vender”

Empresas que estão a fazer entregas ao domicílio, ‘masterclasses’ e prestação remota de serviços podem chegar-se à frente. “Temos aconselhado os empreendedores a começar a adaptar os seus produtos para o digital ou áudio”, afirma João Duarte, fundador do Menos Hub, ao Jornal Económico

Compra aos pequenos” é a nova plataforma digital que pretende que as microempresas não sofram um (ainda mais) negativo impacto económico desta pandemia. A ideia é dar a conhecer empresas (individuais ou familiares) que se estão a reinventar para continuar a vender produtos ou serviços, numa altura em que os consumidores estão em casa.

Há pequenos empresários que começaram a criar vouchers “compre agora para usufruir depois”, a fazer entregas ao domicílio de forma extraordinária, a dar masterclasses ou a prestar serviços de forma remota, como os explicadores ou mesmo os personal trainers. A pensar nos rostos por trás destas soluções inovadoras, os empreendedores da Menos Hub lançaram, assim, um movimento online para lhes dar projeção.

“O cenário está a mudar de dia para dia, pelo que nos é difícil ter uma visão clara, mas parece-nos que a situação de isolamento se vai prolongar nas próximas semanas e possivelmente meses. Dessa forma, é crucial para os pequenos negócios se adaptarem porque, se ficarem à espera que a situação passe, provavelmente não vão sobreviver”, afirma João Duarte, fundador do Menos Hub, ao Jornal Económico (JE).

O diretório, que vai estar brevemente disponível num site próprio, está agora num documento do Google Docs e conta com mais de 30 negócios do Porto ao Algarve. Da alimentação ao artesanato, os pequenos empresários podem explicar o que estão a oferecer a quem está em regime de teletrabalho ou quarentena e divulgar links para as suas redes sociais/sites.

“Nós iremos analisar e, se se enquadrar, acrescentar à lista. O nosso objetivo é essencialmente mapear os pequenos negócios que se estão a adaptar e a criar soluções para esta situação, para que os consumidores possam usar o diretório para orientarem as suas compras”, explica o responsável pelo projeto.

João Duarte garante ainda ao JE que a sua comunidade de empreendedores com impacto social está otimista, porque tem assistido à adaptação e reinvenção de alguns negócios. “Temos aconselhado os empreendedores a começar a adaptar os seus produtos para o digital ou áudio”, refere.

Recomendadas

Qual a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal? Acompanhe em direto a reunião do Infarmed

Acompanhe em direto a reunião do Infarmed sobre a situação epidemiológica em Portugal.

Aquila European Renewables faz aumento de capital de 90 milhões abaixo da meta

As novas ações da Aquila Capital, especializada em renováveis, foram admitidas à cotação no Mercado Principal da Bolsa de Valores de Londres no passado dia 14 de setembro.

Ferrovia perdeu mais de 20 milhões de passageiros em Portugal no primeiro trimestre

Portugal foi o sexto país da União Europeia que mais passageiros transportados por comboio perdeu no primeiro trimestre deste ano.
Comentários