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Startup cria plataforma para apoiar pequenos negócios: “É importante reduzir os custos fixos e continuar a vender”

Empresas que estão a fazer entregas ao domicílio, ‘masterclasses’ e prestação remota de serviços podem chegar-se à frente. “Temos aconselhado os empreendedores a começar a adaptar os seus produtos para o digital ou áudio”, afirma João Duarte, fundador do Menos Hub, ao Jornal Económico
19 Março 2020, 11h15

Compra aos pequenos” é a nova plataforma digital que pretende que as microempresas não sofram um (ainda mais) negativo impacto económico desta pandemia. A ideia é dar a conhecer empresas (individuais ou familiares) que se estão a reinventar para continuar a vender produtos ou serviços, numa altura em que os consumidores estão em casa.

Há pequenos empresários que começaram a criar vouchers “compre agora para usufruir depois”, a fazer entregas ao domicílio de forma extraordinária, a dar masterclasses ou a prestar serviços de forma remota, como os explicadores ou mesmo os personal trainers. A pensar nos rostos por trás destas soluções inovadoras, os empreendedores da Menos Hub lançaram, assim, um movimento online para lhes dar projeção.

“O cenário está a mudar de dia para dia, pelo que nos é difícil ter uma visão clara, mas parece-nos que a situação de isolamento se vai prolongar nas próximas semanas e possivelmente meses. Dessa forma, é crucial para os pequenos negócios se adaptarem porque, se ficarem à espera que a situação passe, provavelmente não vão sobreviver”, afirma João Duarte, fundador do Menos Hub, ao Jornal Económico (JE).

O diretório, que vai estar brevemente disponível num site próprio, está agora num documento do Google Docs e conta com mais de 30 negócios do Porto ao Algarve. Da alimentação ao artesanato, os pequenos empresários podem explicar o que estão a oferecer a quem está em regime de teletrabalho ou quarentena e divulgar links para as suas redes sociais/sites.

“Nós iremos analisar e, se se enquadrar, acrescentar à lista. O nosso objetivo é essencialmente mapear os pequenos negócios que se estão a adaptar e a criar soluções para esta situação, para que os consumidores possam usar o diretório para orientarem as suas compras”, explica o responsável pelo projeto.

João Duarte garante ainda ao JE que a sua comunidade de empreendedores com impacto social está otimista, porque tem assistido à adaptação e reinvenção de alguns negócios. “Temos aconselhado os empreendedores a começar a adaptar os seus produtos para o digital ou áudio”, refere.

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