Startup cria plataforma para apoiar pequenos negócios: “É importante reduzir os custos fixos e continuar a vender”

Empresas que estão a fazer entregas ao domicílio, ‘masterclasses’ e prestação remota de serviços podem chegar-se à frente. “Temos aconselhado os empreendedores a começar a adaptar os seus produtos para o digital ou áudio”, afirma João Duarte, fundador do Menos Hub, ao Jornal Económico

Compra aos pequenos” é a nova plataforma digital que pretende que as microempresas não sofram um (ainda mais) negativo impacto económico desta pandemia. A ideia é dar a conhecer empresas (individuais ou familiares) que se estão a reinventar para continuar a vender produtos ou serviços, numa altura em que os consumidores estão em casa.

Há pequenos empresários que começaram a criar vouchers “compre agora para usufruir depois”, a fazer entregas ao domicílio de forma extraordinária, a dar masterclasses ou a prestar serviços de forma remota, como os explicadores ou mesmo os personal trainers. A pensar nos rostos por trás destas soluções inovadoras, os empreendedores da Menos Hub lançaram, assim, um movimento online para lhes dar projeção.

“O cenário está a mudar de dia para dia, pelo que nos é difícil ter uma visão clara, mas parece-nos que a situação de isolamento se vai prolongar nas próximas semanas e possivelmente meses. Dessa forma, é crucial para os pequenos negócios se adaptarem porque, se ficarem à espera que a situação passe, provavelmente não vão sobreviver”, afirma João Duarte, fundador do Menos Hub, ao Jornal Económico (JE).

O diretório, que vai estar brevemente disponível num site próprio, está agora num documento do Google Docs e conta com mais de 30 negócios do Porto ao Algarve. Da alimentação ao artesanato, os pequenos empresários podem explicar o que estão a oferecer a quem está em regime de teletrabalho ou quarentena e divulgar links para as suas redes sociais/sites.

“Nós iremos analisar e, se se enquadrar, acrescentar à lista. O nosso objetivo é essencialmente mapear os pequenos negócios que se estão a adaptar e a criar soluções para esta situação, para que os consumidores possam usar o diretório para orientarem as suas compras”, explica o responsável pelo projeto.

João Duarte garante ainda ao JE que a sua comunidade de empreendedores com impacto social está otimista, porque tem assistido à adaptação e reinvenção de alguns negócios. “Temos aconselhado os empreendedores a começar a adaptar os seus produtos para o digital ou áudio”, refere.

Recomendadas

“Capacidade de tomar decisões rapidamente” é fundamental para o futuro das empresas, afirma CEO da Outsystems

“Quando olhamos para a Europa vemos que é muito difícil para startups devido aos diferentes mercados. As referências na Europa não são transferidas entre países. Depois temos de lutar contra os Estados Unidos que é um mercado mais homogéneo e, portanto, estamos numa grande desvantagem”, afirma Paulo Rosado.

AdC quer fim de “barreias desnecessárias” à entrada e expansão de empresas em sectores como energia e telecomunicações

O posicionamento da AdC foi revelado à margem da conferência sobre o Dia Europeu da Concorrência, que este ano foi organizada pelo organismo liderado por Margarida Matos Rosa.

Paragem não pode condicionar negociações salariais na VW Autoeuropa, diz sindicato

“Os trabalhadores, como afirmaram nos últimos plenários e através do resultado expressivo da votação do pré-acordo (20 e 21 de maio), exigem aumento real do salário em 2021, com retroativos a Janeiro, como uma das respostas sérias às suas justas reivindicações”, avança o SITE Sul.
Comentários