[weglot_switcher]

Startups espanholas apresentam queixa sobre ‘cloud’ da Microsoft

A Asociación Española de Startups, que representa mais de 700 empresas em Espanha, fez uma denúncia ao regulador espanhol da concorrência, noticia a Reuters esta terça-feira.
7 Maio 2024, 09h53

Um grupo que representa centenas de startups em Espanha apresentou esta terça-feira uma reclamação ao regulador espanhol da concorrência contra a Microsoft a propósito dos serviços de armazenamento na nuvem (cloud) da tecnológica norte-americana. Os queixosos pedem à autoridade a abertura de uma investigação e medidas urgentes.

“A Microsoft não só se aproveitou da posição dominante nos mercados de sistemas operativos (Windows) e software de produtividade tradicional (Microsoft Office, Windows Server, SQL Server) para forçar a utilização da sua cloud Azure, como também impôs barreiras artificiais que limitam a capacidade das startups de competir de forma justa e competitiva”, diz a queixa consultada pela Reuters.

A Asociación Española de Startups, que representa mais de 700 startups em Espanha, lança várias críticas à gigante tecnológica sobre alegadas práticas anticoncorrenciais, de acordo com a informação avançada pela agência noticiosa.

“Estas práticas incluem barreiras à portabilidade de dados ou condições contratuais que restringem a concorrência nas licenças de software, impedindo a livre escolha dos fornecedores destes serviços, reduzindo a capacidade de escolha e flexibilidade de que as startups necessitam para serem capazes de serem resilientes, inovar e crescer”, defendem os empreendedores do país vizinho.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.