[weglot_switcher]

Suecos fecham financiamento para a mina de Neves-Corvo

A companhia sueca comprou a mina portuguesa de cobre e zinco aos canadianos da Lundin Mining.
DR
28 Maio 2025, 13h15

Os suecos da Boliden anunciaram hoje que fecharam o financiamento para a mina de Neves-Corvo no distrito de Beja.
A companhia comprou a mina portuguesa de cobre e zinco aos canadianos da Lundin Mining e financiou-se agora em 700 milhões de euros, permitindo completar o pacote juntando os dividendos de 2025, mais o capital junto dos acionistas.
“A aquisição da Somincor e de Zinkgruvan [mina sueca incluída no negócio] é essencial para o desenvolvimento de longo prazo da Boliden”, disse em comunicado Hakan Gabrielsson, CFO da Boliden.

O negócio de compra  ficou fechado por 1,4 mil milhões de euros, incluindo a mina sueca de Zinkgruvan, com a possibilidade de mais 150 milhões de euros, se forem atingidos certos preços das matérias-primas nos mercados e o “cumprimento de certas condições”.

Esta operação vai quase dobrar a produção de concentrado de zinco da Boliden e aumentar significativamente a sua produção de concentrado de cobre, de acordo com a empresa.

A partir de 16 de abril, a operação passou a estar consolidada nas contas da mineira sueca, depois de fechada a compra aos canadianos da Lundin Mining.

“A compra consolida a Boliden como a companhia líder em metais de base na Europa”, disse o CEO Mikael Staffas em comunicado divulgado em abril. “Estas operações vão contribuir para criar valor. Como nas nossas minas atuais, vamos também trabalhar no longo prazo para criar mais oportunidades de desenvolvimento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.