[weglot_switcher]

Tabela Periódica inspira peça de teatro

Um professor da Universidade do Porto escreveu um livro em que os moradores do bairro são os símbolos químicos. A ideia é levá-la à cena. Esta é uma das muitas iniciativas que assinalam o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, criada em 1869 por Dmitry Mendeleev.
3 Dezembro 2019, 06h20

Há bairros e bairros. Neste bairro imaginado pelo professor universitário Manuel Monte não vivem pessoas… O António deu o lugar ao Alumínio, que também é conhecido pelo “petit nom” de Al, e o Basílio passou a ser o Bário, ou Ba. No Bairro da Tabela Periódica, pois assim se chama, vivem 118 personas, que são nem mais nem menos do que o conjunto de elementos daquela magnífica representação da ciência.

O Hidrogénio, cujo símbolo químico é o H, é o primeiro elemento químico da tabela. O último dá pelo nome de Oganésson, foi sintetizado em laboratório e batizado em 2006. Pelo meio ficam todos os outros, dos mais conhecidos como o Ferro (Fe), o Magnésio (Mg), o Cálcio (Ca) e o Potássio (K), até àqueles que a maior parte de nós nunca ouviu falar, como o Rubídio (Rb), o Háfnio (Hf) ou o Laurêncio (Lr).

No bairro imaginado pelo professor Manuel Monte, os residentes vivem num espaço dividido em quatro blocos, tantos quantos aqueles em que está dividida a tabela periódica. A ação centra-se sobretudo em reuniões de condomínio, onde se discutem temas, como por exemplo, as questões de género, explorando curiosidades como o facto de, na tabela periódica, apenas existirem dois elementos conjugados no feminino – a Prata e a Platina.

Além de inovadora, esta é uma forma didática, criativa e divertida de promover a Tabela Periódica, uma ferramenta que permite prever as propriedades da matéria, na Terra ou em qualquer parte do Universo. Esta obra-prima, criada pelo cientista russo Dmitri Mendeleiev em 1869 com a designação de Sistema Periódico dos Elementos Químicos, reúne as essências da química, da física, da biologia e das ciências que delas floresceram. O cientista organizou e ordenou os elementos químicos conhecidos na altura por colunas e linhas, desenhando um puzzle com alguns buracos para o que viesse a ser descoberto a seguir, como o Galio e o Germânio.

O mundo assinala em 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e Portugal celebra a efeméride com um conjunto de iniciativas sob a chancela da Sociedade Portuguesa de Química. A mais popular aconteceu a 29 de janeiro e invadiu as ruas, juntando para cima de 3.000 alunos de várias escolas secundárias em locais emblemáticos das suas cidades. Cada grupo formou uma Tabela Periódica humana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.