Preparado durante duas semanas, o ataque israelita ao território da Faixa de Gaza já teve início: os tanques israelitas já pisaram solo palestiniano, segundo avança a imprensa israelita: foi efetuado um ataque cirúrgico a norte e foram divulgadas imagens onde podem ver-se carros de combate do lado de lá da cerca que separa os dois territórios. As Forças de Defesa de Israel (IDF) implantaram uma incursão terrestre limitada em Gaza durante a noite de quarta para quinta-feira, enviando forças de infantaria e tanques até um quilómetro no interior norte de Gaza.
O “ataque direcionado”, como lhe chamaram as IDF, é a ofensiva terrestre mais significativa contra o enclave palestino desde que a guerra eclodiu no início deste mês, a 7 de outubro, e parece ser, segundo as mesmas fontes, a criação de uma espécie de testa de ponte (posição avançada do exército)por onde eventualmente vai entrar o grosso das tropas israelitas. Até ao fecho desta edição, nada mais foi relatado nessa testa de ponte – o que levanta outra possibilidade: uma manobra de diversão. É que, segundo os analistas militares, a testa de ponte só funcionaria se fosse usada de imediato, contando com o efeito surpresa. Abrir uma testa de ponte e não a usar em tempo útil, dizem, é um convite para que o inimigo – o Hamas, no caso – direcione as suas defesas para aquele ponto.
De qualquer modo, e ainda de acordo com as IDF, o ataque – liderado pela brigada de infantaria Givati e pela 162ª Divisão Blindada – foi parte da preparação da área fronteiriça para os “próximos estágios da guerra”, referindo-se à ofensiva terrestre completa prometida pelas autoridades israelitas.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com