[weglot_switcher]

TAP. CEO demissionária ouvida esta terça-feira no Parlamento (com áudio)

Christine Ourmières-Widener responde esta terça-feira aos deputados da comissão parlamentar de inquérito à tutela da gestão política da TAP. As últimas duas audições – à IGF e ao CFO – centraram-se no afastamento e na indemnização paga à antiga administradora e ex-secretária de Estado Alexandra Reis.
4 Abril 2023, 07h39

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, que ainda está em funções, vai ser ouvida esta tarde na Comissão Parlamentar de Inquérito. Pelo mesmo assento passaram nas últimas semanas o CFO da transportadora, Gonçalo Pires, e a Inspeção-Geral de Finanças (IGF), cujo relatório ditou a decapitação da administração da companhia aérea.

Contudo, Ourmières-Widener não foi ouvida pela IGF sobre a polémica indemnização de 500 mil euros paga à antiga administradora e ex-secretária de Estado Alexandra Reis, que também é ouvida na mesma comissão esta semana.

Já na próxima semana, no dia 11 de abril, será a vez de ouvir o presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, também ele afastado da empresa por decisão da tutela. Já no dia 13, será ouvida a Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM).

Os deputados vão chamar a esta mesma comissão cerca de 60 pessoas, mas a prioridade foi dada aos reguladores e às partes diretamente ligadas ao caso que tem assombrado a gestão da TAP desde o final do ano passado. Na lista de personalidades a serem ouvidas está ainda o ministro das Finanças, Fernando Medina, e uma série de outros governantes que terão tutelado, de uma maneira ou de outra, a gestão da TAP.

É o caso de Pedro Nuno Santos, João Leão, Mário Centeno, Hugo Mendes e tantos outros que passarão pela comissão parlamentar.

As audições serão alargadas ainda a outros responsáveis da TAP, alguns já afastados e outros ainda no ativo, bem como alguns sindicatos. Também chegará a vez de ouvir o empresário Humberto Pedrosa e David Neeleman, bem como os advogados envolvidos na negociação que acordou o pagamento a Alexandra Reis.

Esta comissão parlamentar extraordinária é presidida pelo deputado socialista Jorge Seguro Sanches, que tem como 1.º vice-presidente o deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira e como 2.º vice-presidente o deputado Filipe Melo, do Chega.

A audição a Christine Ourmières-Widener está agendada para as 17h30 desta terça-feira, e deverá ser transmitida pela ARTV em sinal aberto.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.