O líder da bancada do PS, Eurico Brilhante Dias, considerou que a divulgação de documentos classificados que fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP é um “crime” muito grave e que deve ser investigado. Em conferência de imprensa, Brilhante Dias adiantou que o PS espera uma investigação à fuga de informação.
“Apesar de todos os esforços do presidente e dos serviços da Assembleia da República não foram suficientemente eficazes para que um conjunto de deputados não fizesse aquilo que é um crime”, disse Eurico Brilhante Dias.
O representante do PS também admitiu que o partido espera que “o presidente da comissão parlamentar de inquérito dê sequência àquilo que anunciou ontem: averiguar, saber como, quando, em que circunstância documentação confidencial saiu da comissão e desta forma viola não só a lei, mas coloca em causa o apuramento da verdade e do factos porque de forma seletiva procura construir uma narrativa”.
Na quinta-feira, a SIC divulgou mensagens de WhatsApp trocadas entre o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o seu adjunto Frederico Pinheiro, sobre um encontro com a ex-CEO da TAP a 17 janeiro. As mensagens revelam que foram combinadas as perguntas que o deputado Carlos Pereira devia fazer, mas também as respostas que a ex-administradora devia dar na audição parlamentar.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com