[weglot_switcher]

Tekever anuncia aquisição da Cocoon Experience

A empresa portuguesa TEKEVER refere que a aquisição surge na sequência de vários anos de colaboração bem-sucedida e representa um “aprofundamento natural e estratégico do compromisso contínuo” da TEKEVER em desenvolver sistemas autónomos centrados no ser humano e alimentados por inteligência artificial para a Defesa e Segurança.
3 Julho 2025, 15h00

A TEKEVER, empresa com origem em Portugal e que opera com sistemas autónomos baseados em inteligência artificial (IA), concluiu a aquisição da Cocoon Experience, que se encontra no setor da user experience e service design.

A empresa portuguesa refere que a aquisição surge na sequência de vários anos de colaboração bem-sucedida e representa um “aprofundamento natural e estratégico do compromisso contínuo” da TEKEVER em desenvolver sistemas autónomos centrados no ser humano e alimentados por IA para a Defesa e Segurança.

“A entrada da Cocoon Experience no universo TEKEVER confirma o nosso compromisso não só em criar os produtos e tecnologias mais inovadores, mas também em garantir que os nossos utilizadores permaneçam no centro do processo de desenvolvimento. Depois de anos de uma relação muito próspera com a Cocoon Experience, damos um passo em frente nesta parceria em nome de um objetivo comum: ajudar os nossos clientes a transformarem-se para tirar realmente partido da taxa exponencial da evolução tecnológica”, disse o CEO da TEKEVER, Ricardo Mendes.

A sócia-gerente da Cocoon Experience, Anabela Fernandes, mostrou-se entusiasmada por se juntar à família TEKEVER. “Durante anos, colaboramos de perto com a TEKEVER, partilhando a mesma visão de como o design pode alavancar a sofisticação tecnológica. Esta união representa uma excelente oportunidade para aplicarmos a nossa abordagem human-centric em contextos verdadeiramente impactantes e críticos, contribuindo para soluções que melhorem a segurança e a eficácia operacional a uma escala global”, referiu Anabela Fernandes.

A TEKEVER adianta que a abordagem centrada no utilizador faz parte do ADN da empresa, tendo-se provado “fundamental em algumas das suas operações mais exigentes”, incluindo missões na linha da frente na Ucrânia. “Nestes cenários de alto risco, colocar o utilizador no centro do processo de conceção melhorou diretamente a eficácia operacional, permitindo uma tomada de decisões mais rápida e uma maior adaptabilidade em ambientes complexos e em tempo real”, diz a empresa.

A TEKEVER reforça que, à medida que as tecnologias autónomas e a IA “continuam a redefinir a política de defesa em toda a Europa, o crescimento da empresa está estreitamente alinhado com esta mudança estratégica. Revisões recentes — incluindo a mais recente Análise Estratégica de Defesa do Reino Unido e o Plano de Ação de Adoção Rápida da NATO — reforçam a importância de investir em sistemas autónomos e não tripulados como componentes essenciais da futura capacidade operacional”, defende a empresa.

Do ponto de vista da TEKEVER, a integração da Cocoon Experience “reforça a sua visão de longa data de fornecer soluções de defesa vanguardistas, em que a tecnologia de ponta se encontra com a clareza operacional, a adaptabilidade e a perceção do utilizador”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.