Nos últimos anos, o cenário das telecomunicações em Portugal tem sido palco de algumas mudanças. Entre as operadoras tradicionais e os novos players, incluindo algumas operadoras regionais, os consumidores têm hoje à sua disposição uma variedade de opções. Neste artigo, o ComparaJá explica o que aconteceu em 2023, explora as tendências do mercado, e oferece-lhe dicas valiosas para navegar pelo universo das telecomunicações em 2024.
No mercado das telecomunicações em Portugal, Vodafone, MEO, NOS e NOWO detêm maior quota de mercado. Os preços entre elas são muito semelhantes, havendo até promoções equivalentes. No entanto, estas operadoras diferenciam-se pelas ofertas adicionais que incluem.
Já a NOWO, embora mantenha uma quota de mercado modesta, destaca-se pela estabilidade de preços ao longo dos anos. Apesar de estar bastante sólida no mercado, ainda não tem cobertura em todo o território nacional.
Nos últimos anos, houve uma tendência crescente no surgimento de operadoras regionais, diferenciadas e tipicamente apenas com cobertura local. Falamos de operadoras como a LigaT (que opera na região Oeste) e a Lazer (cuja área de atuação é o Algarve). Estas operadoras prometem simplificar as telecomunicações oferecendo serviço apenas de internet.
Por outro lado, está prestes a entrar no mercado nacional uma operadora que já deu muito que falar. Falamos da Digi, que tem um histórico de conquistar clientes na Espanha e promete agitar as águas em Portugal.
Há alguns anos que surgem operadoras mais pequenas. Falamos da Uzo, associada à Meo, que surgiu em 2005 apenas para móvel, e que hoje oferece também internet. Mas também falamos da WOO, uma oferta surgida em 2020, da NOS, que promete um serviço gerido 100% por uma aplicação digital.
Mais recentemente, surgiu a Amigo, pertencente à Vodafone e com características muito semelhantes. As três operadoras de telecomunicações oferecem internet fixa e telemóvel com valores mais acessíveis. Nenhuma delas tem associado pacote de televisão ou telefone fixo.
Para poupar em telecomunicações em 2024, basta seguir algumas linhas orientadoras:
Avaliar ofertas, aproveitar estratégias promocionais e adotar abordagens inteligentes para poupar em pacotes de telecomunicações são passos essenciais para uma experiência mais eficiente e acessível. O futuro promete mais inovação e competição, proporcionando aos consumidores ainda mais oportunidades para encontrar a oferta ideal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com