[weglot_switcher]

Telecomunicações: Preços subiram em Portugal nos últimos 10 anos, contrariando tendência europeia, revela Anacom

Ao contrário da maioria dos países do bloco europeu, que têm experienciado uma redução dos preços das telecomunicações ao longo da última década, Portugal verifica o terceiro maior aumento da zona económica nestes serviços.
24 Novembro 2020, 18h42

A Anacom reporta que os preços das telecomunicações em Portugal têm subido nos últimos 10 anos, contrariando a tendência geral na União Europeia. Com base nos dados do Eurostat, a autoridade das telecomunicações realça que a média europeia desde o final de 2009 até outubro de 2020 foi de uma descida de 11%, em Portugal estes serviços aumentaram 6,5%.

O regulador do setor salienta vários estudos independentes que apontam para Portugal como o quinto mercado mais caro de comunicações eletrónicas na Europa, ocupando a mesma posição no que diz respeito aos serviços móveis individualizados, bem como às ofertas convergentes, ou seja, os que incluem serviços fixos e móveis. Para serviços de banda larga isolada, o país apresenta-se no sétimo lugar dos mercados mais caros.

O pacote mais barato de acesso à internet é fornecido pela NOWO e custa 20 euros mensais. Este operador conseguiu ainda uma diminuição da mensalidade do pacote mais barato de telemóvel com acesso à internet móvel, ao passar de 7,50 euros para 5 em outubro deste ano e ao oferecer a primeira mensalidade.

Por outro lado, a mensalidade mais barata da banda larga fixa individualizada ficou 4,3% mais cara, devido ao fim da oferta da primeira mensalidade do serviço base da NOWO.

Portugal é apenas ultrapassado pela Roménia (17,6%) e Eslovénia (7,2%) na evolução dos preços de telecomunicações na UE desde o final de 2009 até outubro deste ano, ao passo que a Dinamarca (-31,5%), França (-26,2%) e os Países Baixos (-22,4%) registam as maiores quedas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.