[weglot_switcher]

Tenha atenção aos consumos silenciosos de energia

Em média, estima-se que os equipamentos elétricos em stand-by utilizam entre 5% a 10% da energia, que consomem quando estão em pleno funcionamento.
13 Outubro 2023, 07h45

Queremos dar-lhe dicas para POUPAR na fatura de energia. A EVA, plataforma da DECO de informação para consumidores de energia, estará consigo para o ajudar.

parte 3

Fornos elétricos

Na preparação de alimentos o equipamento elétrico que se destaca é o forno, estando presente em 52% das habitações, seguido da placa e do fogão. Apesar de se tratar de equipamentos com uma utilização periódica, o seu elevado consumo de energia merece a nossa melhor utilização, a saber:

Aproveite o forno para cozinhar vários pratos ao mesmo tempo.

Evite abrir a porta do forno. Cada vez que abre a porta, o equipamento perde 25% do calor, o que significa um maior consumo energético para atingir a temperatura inicial.

Desligue o forno 5 a 10 minutos antes do fim da confeção, de forma a aproveitar o calor para acabar de cozinhar.

Adicionalmente, sendo esta uma medida de custo elevado, se for possível opte por comprar fornos com convecção forçada de modo a ter ventiladores internos que permitem uma distribuição e circulação do ar quente reduzindo o tempo de confeção.

Consumo silencioso

O consumo de energia stand-by pode variar significativamente entre os diferentes tipos de equipamentos e as suas especificações. Em média, estima-se que os equipamentos elétricos em stand-by utilizam entre 5% a 10% da energia, que consomem quando estão em pleno funcionamento.

Desligue os dispositivos elétricos que não está a utilizar ou desconecte completamente os que têm uma pequena luz acesa – em modo de espera. Estes pequenos gestos podem proporcionar até 10% de desconto na sua fatura mensal.

O cálculo do seu consumo em modo de espera ou “stand-by” pode ser calculado pela multiplicação da potência do equipamento (informação dada geralmente no manual de instrução) pelo número de horas que está a trabalhar, agora imagine este número multiplicado pelos dias do mês, somado com os demais aparelhos que têm este consumo de energia silencioso.

Como exemplo prático, uma televisão com uma potência em modo stand-by de 5 watts que esteja em modo stand-by durante 20 horas por dia tem um consumo stand-by total ao fim do dia de 100 Wh (5 watts x 20 horas), se multiplicar por 30 dias terá o consumo médio mensal, que neste caso seria de 300 Wh (100 Wh x 30 dias), o que corresponde a 3 kWh. De uma forma hipotética caso o valor por KWh fosse de 0,15 cêntimos, estaríamos a gastar 0,45 cêntimos por mês em consumo stand-by só da televisão, o que ao fim de um ano corresponde a 5,40 euros.

Não se esqueça de visitar  a EVA – Energy Virtual Assistance – uma plataforma de informação para consumidores de energia, para saber mais pequenas medidas de poupança. Explore a EVA, junte-se a uma Comunidade interativa e aprenda mais na Academia com os nossos cursos gratuitos desenvolvidos especialmente para os consumidores

Seja um consumidor informado e poupado com a DECO.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.