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“Ter um Tesla low-cost conduzido por humanos é inútil”, defende Elon Musk

Elon Musk só tem olhos para o futuro, especialmente para aquele em que os humanos não vão precisar de carta de condução. O dono da Tesla já só pensa em quando é que as estradas mundiais vão receber os seus veículos autónomos.
Tesla
Elon Musk
5 Novembro 2024, 18h26

Depois de um apresentar um veículo autónomo sem pedais e volante, Elon Musk não quer outra coisa. Apesar deste Tesla autónomo só começar a ser produzido a partir de 2026, o multimilionário quer olhar para o futuro e só olhar para esta autonomia.

Basicamente Musk só quer uma coisa: levar os condutores a esquecerem a carta de condução. Afinal de contas, o dono da Tesla sonha com um futuro totalmente guiado pela tecnologia e o seu objetivo é colocar a sua fabricante a fazer isso mesmo.

Conta a “Reuters” esta segunda-feira que Elon Musk voltou atrás com a sua palavra, depois de ter desmentido a agência noticiosa. Isto porque a Tesla terá largado os seus planos para construir um automóvel conduzível por 25 mil dólares, ou seja, low-cost.

Citado pela agência, Musk terá admitido na call de apresentação de resultados com analistas que a Tesla não tem nos seus planos construir um elétrico de preço acessível, apontando mesmo ser “inútil” fazê-lo caso este não seja totalmente autónomo.

“Quando podemos esperar que a Tesla entregue um modelo regular de 25 mil dólares que não seja um robô-táxi?”, questionou um investidor da Tesla. A resposta não tardou: “Não estamos a fazer um não robô. Acho que ter um modelo regular de 25 mil dólares é inútil. Seria parvo”.

Esta afirmação confirmou a notícia que a “Reuters” tinha avançado em abril, de que a Tesla abandonou os planos para a construção de um automóvel low-cost. Esta era, segundo a agência, o plano inicial da Tesla, construir um elétrico que fosse acessível às massas e que fosse de produção rápida. Aliás, o plano era iniciar a construção, em 2006, de veículos de luxo e, com os lucros (trimestrais em 2013 e anuais só em 2020) criar um “automóvel familiar a preços acessíveis”.

Agora, este plano cai por terra por conta da ambição do dono da empresa e nos planos que tem para o futuro. Apesar da produção do Cybercab só arrancar daqui a dois anos – isto sem certeza do sucesso -, Elon Musk quer avançar primeiro com versões autónomas do Model 3 e Model Y, a serem construídas no Texas e Califórnia já em 2025.

Resta saber como é que a fabricante de veículos elétricos vai enfrentar os desafios tecnológicos, regulatórios e legais que já lhe estão a ser colocados. O processo de automatização para a Tesla adivinha-se longo e fica a questão no ar: vai Elon Musk ser capaz de colocar veículos totalmente autónomos nas ruas?

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