[weglot_switcher]

Thales e Sopra Steria anunciam parceria estratégica para a transformação digital da Gestão de Tráfego Aéreo

A Thales em Portugal opera um centro de competências dedicado a soluções de Mobilidade Aérea, os sistemas desenvolvidos pela Thales Portugal otimizam trajetórias de voo, reduzindo o consumo de combustível e minimizando o impacto ambiental das viagens aéreas. 
Aviação
18 Fevereiro 2025, 16h00

A Thales e a Sopra Steria anunciam parceria estratégica para impulsionar a transformação digital da Gestão de Tráfego Aéreo na Europa.

A  líder global em tecnologia de ponta, e a Sopra Steria, um dos principais intervenientes do setor tecnológico europeu, anunciam “uma nova parceria plurianual para liderar a transformação digital da indústria de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM) na Europa”.

As duas empresas vão desenvolver e disponibilizar uma plataforma digital – OpenSky Platform – e serviços associados para apoiar uma aviação mais sustentável.

A OpenSky Platform da Thales é uma plataforma digital segura e protegida que, juntamente com serviços associados, vai apoiar uma aviação mais sustentável e modernizar a ATM europeia.

Através da sua organização dedicada ao setor aeroespacial, Aeroline, a Sopra Steria irá apoiar os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (ANSPs) nos desafios da transformação digital.

A nova versão do Plano Estratégico Europeu de ATM tem como objetivo impulsionar a transformação digital da gestão de tráfego aéreo na Europa. A parceria estratégica entre a Thales e a Sopra Steria contribuirá para esta nova direção estratégica e facilitará a migração para um novo modelo de prestação de serviços para os ANSPs.

“Os sistemas ATM precisam de acompanhar o crescimento contínuo do tráfego aéreo, apoiar os ANSPs na oferta de serviços de aviação mais sustentáveis e cumprir os mais recentes padrões e requisitos de segurança e cibersegurança”, refere a Thales. Para isso, “é essencial recorrer a arquiteturas e interfaces abertas, garantindo que os ANSPs tenham acesso, a longo prazo, às melhores soluções, aplicações e sistemas disponíveis”, acrescenta.

“A adoção de arquiteturas abertas na ATM melhora a interoperabilidade entre sistemas de terceiros, reduz custos e facilita a integração contínua de novas tecnologias”, defende a Thales.

A Thales em Portugal opera um centro de competências dedicado a soluções de Mobilidade Aérea, tendo a confiança de mais de 60 hubs internacionais, os sistemas desenvolvidos pela Thales Portugal otimizam trajetórias de voo, reduzindo o consumo de combustível e minimizando o impacto ambiental das viagens aéreas.

Esta plataforma de arquitetura aberta e ultra-segura oferece flexibilidade e interoperabilidade a longo prazo para os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (ANSPs) na Europa, refere a líder global em tecnologias avançadas em três domínios: Defesa, Aeroespacial e Cibersegurança.

Esta iniciativa da Thales e da Sopra Steria apoia os objetivos do mais recente Plano Estratégico Europeu de Gestão de Tráfego Aéreo, que visa harmonizar as operações de voo na Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.