A mais recente aventura de Robert Pattinson e Zoe Kravitz no grande ecrã arrecadou 128,5 milhões de dólares (cerca de 117 milhões de euros) nas bilheteiras no fim de semana de estreia nos Estados Unidos, fazendo desta a melhor estreia nos cinemas em 2022.
De acordo com os cálculos da revista “Variety”, o novo filme do Batman será apenas o segundo título a conseguir ultrapassar a marca dos 100 milhões dólares num só fim de semana desde o início da pandemia. O primeiro, e para já o que lidera o ranking, é o “Homem-Aranha: Sem Caminho para Casa”, lançado em dezembro passado e que angariou um histórico de 260 milhões de dólares (cerca de 237 milhões de euros).
Graças a críticas positivas e à antecipação dos fãs, o oitavo filme sobre o “homem-morcego” que deseja acabar com a corrupção e crime em Gotham, está-se a tornar numa forte aposta comercial por parte da Warner Bros. que investiu 200 milhões de dólares (cerca de 182 milhões de euros) para produzir o filme e que pretende gastar muitos milhões a mais em custos de distribuição. A verdade é que trazer o Batman para o grande ecrã não sai barato, e garantir lucros não será tarefa fácil mas os primeiros números indicam que pode ser possível.
Realizado por Matt Reeves, a longa metragem também beneficiou do facto de estar a ser transmitida exclusivamente nos cinemas, escapando da aposta das várias plataformas de streaming que têm ganho terreno na indústria do cinema. Para a Warner Bros., que optou por estrear toda a sua lista de filmes de 2021 simultaneamente na HBO Max, o “The Batman” marca um desvio como o primeiro filme do estúdio em mais de um ano que está disponível apenas nos cinemas. Para os assinantes da HBO Max (que chega a Portugal a 8 de março), o novo filme do Cavaleiro das Trevas chega daqui a 45 dias.
Assim, o “The Batman” gerou mais dinheiro no fim de semana de estreia do que qualquer outro filme “pandémico” da Warner Bros. Antes destes, os filmes com maior bilheteria desde março de 2020 tinham sido “Godzilla vs. Kong” (100 milhões de dólares nos Estados Unidos) e “Dune” (109 milhões nos Estados Unidos).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com