Tiago Mayan considera “inaceitável” que Ana Gomes mantenha espaço de comentário na SIC Notícias

Candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal lançou também ataques a Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura, Marisa Matias e João Ferreira, defendendo que “a cada sinal de instrumentalização, a cada quebra da confiança investida pelos eleitores, a democracia enfraquece”.

Tiago Mayan
DR

Tiago Mayan Gonçalves criticou Ana Gomes por manter o seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias após ter anunciado a candidatura à Presidência da República. Para o candidato que avança para a corrida ao Palácio de Belém com apoio da Iniciativa Liberal, é “inaceitável” que a antiga eurodeputada socialista não tenha interrompido de imediato a colaboração com o canal televisivo, tendo aproveitado para questionar a inclusão de António Costa na comissão de honra de Luís Filipe Vieira no domingo passado.

“Numa eleição presidencial, até pela natureza de escolha pessoal que envolve, exige-se aos candidatos que se apresentem como exemplo do respeito e lealdade democráticos. É por isso com espanto que constato alguns comportamentos que se afastam desse referencial ético. Desde logo, vimos candidatos utilizarem o espaço de comentário de que dispunham nas televisões para promover as suas ambições políticas. Como sabemos, foi o caso do incumbente”, escreveu ainda Tiago Mayan, referindo-se à duradoura presença de Marcelo Rebelo de Sousa no primetime da RTP1 e da TVI.

Sem esquecer uma crítica implícita a André Ventura, escrevendo que “houve também quem instrumentalizasse, com o mesmo propósito, o espaço de que dispunha no comentário desportivo”, o candidato presidencial apoiado pela Iniciativa Liberal lançou críticas a Marisa Matias e a João Ferreira por outro motivo: “Os candidatos do Bloco de Esquerda e do PCP apresentaram-se às eleições europeias e iniciaram o mandato em julho de 2019. Passado apenas um ano, deixam para segundo ou terceiro plano a responsabilidade de representar os eleitores que lhes confiaram o voto no Parlamento Europeu.”

Segundo Tiago Mayan Gonçalves, “a cada sinal de instrumentalização, a cada quebra da confiança investida pelos eleitores, a democracia enfraquece”, contrapondo a necessidade de “mudar de música e assumir padrões de conduta eticamente irrepreensíveis”.

Ler mais
Recomendadas
Albino Almeida

Assembleias municipais reúnem em congresso com o foco na criação de comissões permanentes

Presidente da assembleia municipal de Vila Nova de Gaia e da Associação Nacional de Assembleias Municipais, Albino Almeida destaca que o segundo congresso da entidade, que decorre no sábado em Braga, irá debater “Os Novos Desafios do Poder Local”. Com a Covid-19 e as autárquicas de 2021 em pano de fundo, o dirigente realça a necessidade de preparar melhor os eleitos para os “parlamentos das autarquias”.

“Sabemos que as mudanças acontecem”. Marta Temido desvaloriza polémica com Jamila Madeira

“As remodelações fazem parte das dinâmicas dos Governos, quando se faz uma alteração procura-se afinal melhorar métodos de trabalho. Quando vim para esta pasta percebi o enorme respeito quem tem de se ter por quem ocupa estes cargos”, esclareceu a governante em conferência de imprensa.

EUA: Juiz federal bloqueia decisão de Trump contra correios

Depois do processo movido por 14 estados, um juiz federal de Washington decretou que as alterações à política dos correios norte-americanos colocam em risco o funcionamento adequado da instituição.
Comentários