A unidade da Hino Motors da empresa de automóveis japonesa, Toyota, e a subsidiaria da Daimler Truck, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus, estão perto de finalizar um acordo de fusão, segundo avança a ‘Reuters’.
A informação foi dada pelo jornal japonês Nikkei Asia, que refere que os dois grupos pretendem estabelecer uma holding para as unidades de camiões e colocá-la na bolsa de valores de Tóquio em abril do próximo ano.
Em 2023 as empresas já tinham concordado fundir as operações de camiões até ao final de 2024, contudo, no início do ano passado o acordo foi adiado por tempo indeterminado.
As empresas já referiram que a operação vai servir para o desenvolvimento, aquisição e a produção em conjunto, contudo as organizações de vendas globais vão permanecer separadas, assim como as marcas.
Esta fusão destaca a necessidade de uma maior colaboração no setor automóvel, uma vez que os fabricantes de camiões estão a enfrentar pressões face à transição energética e às novas tecnologias.
É esperado que o acordo de fusão esteja finalizado em maio deste ano.
Relembre-se que o setor automóvel tem sido bastante penalizado pelo anúncio das tarifas norte-americanas, tendo o mercado automóvel caído no final do mês de março com o presidente norte-americano, Donald Trump, a anunciar tarifas de 25% sobre este mercado.
Para além da penalização que o mercado tem sofrido, ainda este ano foi cancelada a fusão que viria a criar a terceira maior construtora de veículos do mundo, entre a Nissan e a Honda. A fusão foi cancelada este ano, depois da Honda propor que a Nissan fosse uma subsidiária integral dentro da estrutura conjunta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com