[weglot_switcher]

Trabalhadores da CGD em greve ao trabalho extraordinário até 14 de janeiro

A partir do próximo dia 13 de dezembro, data de início à greve às horas extraordinárias, os trabalhadores assumem que apenas vão cumprir as sete horas de trabalho.
  • Rafael Marchante/Reuters
7 Dezembro 2021, 10h47

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC), convocou para esta terça-feira uma greve “à prestação de trabalho suplementar” para os dias 13 e 14 de dezembro.

Em comunicado, o sindicato explica que a “direção do STEC já entregou à CGD e às restantes empresas do grupo, o respetivo pré-aviso de greve, que vigorará de 13 de dezembro de 2021 até 14 de janeiro de 2022, não se excluindo a possibilidade da sua renovação”.

Em causa estão a horas extraordinárias feitas pelos trabalhadores. “Os trabalhadores da CGD, não estão dispostos a abdicar do seu direito à saúde e à conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, estabelecido na Constituição da República e no Código de Conduta da CGD”, sublinha o STEC no mesmo comunicado.

Os trabalhadores da CGD dizem também que “não aceitam esta contínua degradação dos seus interesses e da sua dignidade”. “São diariamente explorados, acumulando o trabalho de dois e três trabalhadores, sem horário de saída, sem descanso, sem perspetivas, realizando anualmente milhares de horas extra não pagas”, descrevem.

Assim, os trabalhadores exigem que a “administração implemente o controlo do horário de trabalho através do registo eletrónico, garantindo o reconhecimento inequívoco do trabalho prestado e o seu devido pagamento”.

Além da greve os trabalhadores garantem ainda que “a partir do próximo dia 13 de dezembro” vão “cumprir fielmente as sete horas de trabalho” contratualizadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.