[weglot_switcher]

Tratolixo, Novo Verde e ERP Portugal juntam-se na Estratégia Nacional de Educação Ambiental

O objetivo do protocolo assinado recentemente entre a Tratolixo, a Novo Verde e a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos é criar sinergias para fomentar a educação ambiental junto das crianças de várias idades e graus de ensino.
10 Junho 2024, 16h27

A parceria entre as três entidades inclui-se no âmbito da sensibilização, comunicação e educação ambiental para a comunidade escolar, em consonância com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, tendo em vista a divulgação de informação formativa sobre a gestão de resíduos urbanos em geral, desde resíduos de embalagem provenientes de ecopontos, biorresíduos, equipamentos elétricos e eletrónicos e baterias.

O objetivo do protocolo assinado recentemente entre a Tratolixo, a Novo Verde e a ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos é criar sinergias para fomentar a educação ambiental junto das crianças de várias idades e graus de ensino.

Com base no protocolo assinado, a Tratolixo, a Novo Verde e a ERP Portugal comprometem-se a realizar intercâmbios de informação, divulgando junto das escolas as diferentes possibilidades de visita.

“Através desta iniciativa, serão promovidas visitas escolares aos Ecoparques da Tratolixo, por crianças com idade a partir dos 14 anos. Já as crianças com idade inferior a 14 anos poderão realizar visitas ao futuro Centro de Sensibilização Ambiental, Digital e Imersivo, que é gerido conjuntamente entre a Novo Verde e a ERP Portugal”, refere a empresa intermunicipal responsável pelo serviço público de tratamento de Resíduos Urbanos dos municípios de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra.

As três entidades irão fomentar junto da comunidade escolar boas práticas de reciclagem; promover a educação e sensibilização para a prevenção, reutilização e correto encaminhamento de resíduos, bem como a respetiva promoção da entrega dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos de baterias nos canais adequados para permitir o seu tratamento, valorização e reciclagem e, ainda, fomentar a literacia do correto encaminhamento dos resíduos de embalagem.

Nuno Soares, Presidente da Tratolixo, citado na nota, destaca a importância do protocolo agora assinado e explica que “o principal objetivo das ações de sensibilização é informar, alertar e sensibilizar a comunidade educativa e as famílias para as questões ambientais e de sustentabilidade”. O protocolo permite reforçar estes objetivos através do intercâmbio entre as empresas, podendo assim chegar a um número mais alargado de crianças, de várias idades, acrescenta.

“Este protocolo vem no seguimento da estratégia de sensibilização, comunicação e educação ambiental de ambas as entidades gestoras, com presença nas escolas há mais de 16 anos. Firmar esta parceria com a Tratolixo, complementa a oferta educativa e por isso fez todo o sentido unirmos esforços na mesma missão de contribuir para a literacia ambiental junto dos mais jovens”, referem por outro lado, Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e ERP Portugal.

A Novo Verde é uma Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens.

Já a ERP Portugal é uma Entidade Gestora de Resíduos dedicada à gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA) e Resíduos de Embalagens.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.