[weglot_switcher]

Trump anuncia novo acordo de paz no Médio Oriente, desta vez entre Israel e Bahrain

Um mês depois dos Emirados Árabes Unidos terem assumido uma postura semelhante, agora é o Bahrain a anunciar, em conjunto com Israel e os EUA, a normalização das relações diplomáticas com o governo hebraico.
11 Setembro 2020, 19h53

O presidente Donald Trump anunciou mais um acordo de paz no Médio Oriente, desta vez entre Israel e o Bahrain. Os dois estados acordaram reestabelecer relações diplomáticas normalizadas, como se pode ler num comunicado conjunto entre os três países envolvidos.

“Este é um acordo histórico no aprofundamento da paz no Médio Oriente”, lê-se no comunicado. O compromisso chega depois de conversações entre Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelita, e o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa, a quem as partes envolvidas agradecem a receção da conferência “Paz para a Prosperidade”, de 25 de junho de 2019.

O comunicado lembra ainda o papel dos Emirados Árabes Unidos e do seu líder, o Príncipe Sheikh Mohammed bin Zayed, pela liderança demonstrada ao tomar o primeiro passo entre os países árabes da região e avançar para a normalização das relações com Israel.

O presidente Trump apelidou o acordo de “histórico”. “É inimaginável que isto possa acontecer e tão rápido”, congratulou-se o presidente americano aos repórteres na Casa Branca. Também Jared Kushner, genro do presidente e conselheiro da administração Trump para a região, acredita num “novo recomeço para o Médio Oriente”, elogiando as alianças forjadas pelos EUA e o seu presidente.

Por outro lado, vários líderes e vozes palestinianas já condenaram o acordo, falando numa “facada nas costas” da causa do povo da Palestina. Uma fonte próxima de Mahmoud Abbas, Presidente da Autoridade Palestiniana, terá dito à Al Jazeera que “a paz no Médio Oriente não chegará sem uma solução para a questão palestiniana”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.