O governo federal dos EUA anunciou hoje o cancelamento de financiamento para mais projetos eólicos marítimos (offshore).
Assim, foi cancelado o financiamento de 680 milhões de dólares em fundos federais para uma dúzia de projetos, revela hoje a “CNBC”.
“Os projetos eólicos sem sentido estão a usar recursos que poderiam ser usados para revitalizar a indústria marítima da América”, segundo o ministro dos Transportes dos EUA Sean Duffy.
Donald Trump já avisou que não vai aprovar novos projetos eólicos ou solares nos EUA, com o setor a avisar que isto vai provocar uma subida dos preços da eletricidade.
A dinamarquesa Orsted afundou em bolsa no início desta semana após a Casa Branca decidir cancelar o seu projeto.
Entre as centrais não se encontra o projeto da EDP Renováveis (EDPR) que em fevereiro anunciou a suspensão do seu projeto eólico marítimo (offshore) nos EUA, o que poderá provocar um atraso de quatro anos.
O projeto Southcoast Wind, ao largo da costa do Massachusetts, tem uma capacidade prevista de 2,4 gigawatts. A companhia deveria iniciar a construção este ano, estando operacional em 2030.
Isto significa que o projeto em parceria com a Engie (através do consórcio Ocean Winds) será eventualmente retomado quando houver um novo presidente na Casa Branca, em 2029, pois as próximas eleições vão ter lugar em novembro de 2028.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com