O Presidente norte-americano Donald Trump adiantou que planeia impor, a partir de 2 de abril, novas tarifas sobre os carros importados para os Estados Unidos.
“Talvez por volta de 2 de abril”, respondeu o chefe de Estado norte-americano à pergunta de um jornalistas sobre quando planeava impor novas taxas alfandegárias sobre os automóveis que entrassem nos Estados Unidos.
“Eu tê-lo-ia feito no dia 1 de abril…”, acrescentou, a partir do seu gabinete na Casa Branca, dando a impressão de querer evitar tal anúncio no Dia das Mentiras.
“Faremos isso no dia 2 de abril”, concluiu.
Desde o início do seu segundo mandato, Donald Trump implementou taxas alfandegárias adicionais de 10% sobre os produtos chineses e garantiu que o aço e o alumínio que entrassem nos Estados Unidos seriam em breve tributados a uma taxa de 25%.
Donald Trump apresentou também na quinta-feira o seu plano de aumentar as tarifas dos Estados Unidos para igualar as taxas de impostos que outros países cobram sobre as importações, afirmando que “é justo para todos”.
“Decidi, por uma questão de justiça, que vou cobrar uma tarifa recíproca”, afirmou Donald Trump durante a assinatura da proclamação na Sala Oval, acrescentando: “É justo para todos. Nenhum outro país pode reclamar”.
A Comissão Europeia criticou hoje a política comercial de tarifas recíprocas proposta pelo Presidente dos Estados Unidos, prometendo uma resposta firme.
“A UE reagirá com firmeza e de imediato contra os obstáculos injustificados ao comércio livre e equitativo, nomeadamente quando os direitos aduaneiros forem utilizados para pôr em causa políticas legais e não discriminatórias”, salientou, em comunicado.
Além disso, reiterou o seu empenho “num sistema de comércio mundial aberto e previsível que beneficie todos os parceiros”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com