O projeto Southcoast Wind, ao largo da costa do Massachusetts, tem uma capacidade prevista de 2,4 gigawatts. A companhia deveria iniciar a construção este ano, estando operacional em 2030.
Isto significa que o projeto em parceria com a Engie (através do consórcio Ocean Winds) será eventualmente retomado quando houver um novo presidente na Casa Branca, em 2029, pois as próximas eleições vão ter lugar em novembro de 2028. A companhia assumiu uma perda de 113 milhões de euros.
“É prudente assumir um atraso de quatro anos. Obviamente que esse é o pior cenário possível”, disse o CEO da EDPR Miguel Stilwell d’Andrade em fevereiro, acrescentando que o acordo de venda de energia (PPA) está “pronto a assinar” com um “bom preço”. “O projeto está pronto a avançar, mas com tudo o que aconteceu com as ordens executivas decidimos ser mais prudentes”, acrescentou.
A “Reuters” revelou hoje que a Casa Branca também avançou para o cancelamento da central da Avangrid, companhia detida pela gigante espanhola Iberdrola.
O governo dos EUA planeia também revogar as licenças para os dois projetos eólicos offshore da Iberdrola, New England Wind 1 e 2, em Massachusetts. A informação é avançada pelo site de notícias financeiras Bloomberg, que obteve um documento judicial datado desta quarta-feira, em linha com outras decisões recentes do governo norte-americano contra o setor das energias renováveis.
O governo federal dos EUA anunciou na semana passada o cancelamento de financiamento para mais projetos eólicos marítimos (offshore).
Assim, foi cancelado o financiamento de 680 milhões de dólares em fundos federais para uma dúzia de projetos, revelou a “CNBC”.
“Os projetos eólicos sem sentido estão a usar recursos que poderiam ser usados para revitalizar a indústria marítima da América”, segundo o ministro dos Transportes dos EUA Sean Duffy.
Donald Trump já avisou que não vai aprovar novos projetos eólicos ou solares nos EUA, com o setor a avisar que isto vai provocar uma subida dos preços da eletricidade.
A dinamarquesa Orsted afundou em bolsa na semana passada após a Casa Branca decidir cancelar o seu projeto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com