Donald Trump já assinou as cartas que serão enviadas na segunda-feira a 12 países a avisar das novas tarifas que serão impostas pelos Estados Unidos. O presidente norte-americano rejeitou dizer qual são os países abrangidos.
“Assinei algumas cartas, e vão seguir na segunda-feira, talvez doze. É uma quantidade diferente de dinheiro, quantidade diferente de tarifas”, afirmou hoje, citado pela “Reuters”.
Em abril, Trump anunciou uma tarifa base de 10% (atualmente em vigor) e tarifas extra (que chegavam aos 50% em alguns casos), mas que acabaram por ser suspensas até a próxima semana. A partir de 9 de julho, as tarifas voltam a vigorar.
A intenção de Trump seria negociar as tarifas com vários parceiros comerciais, mas o processo azedou depois de embates com a União Europeia ou o Japão.
Até agora, os únicos acordos foram com o Reino Unido, com uma taxa de 10%, mas com tratamento preferencial em setores como o automóvel ou os motores aeronáuticos, e com o Vietname, com as tarifas a recuarem para 20% face aos 46% previstos.
Com a Índia, o acordo não foi alcançado, sendo de esperar que o status quo seja mantido por algum tempo para evitar aumentos de tarifas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com