[weglot_switcher]

TSMC atingiu novos máximos e cotação de mercado passou bilião de dólares

A sessão bolsista de quarta-feira viu a tecnológica de Taiwan superar a fasquia e juntar-se a um restrito lote do qual só fazem parte as seis empresas mais valiosas do mundo. Nesse sentido, a Inteligência Artificial continua a marcar a diferença no sector tecnológico.
11 Julho 2024, 12h30

A cotação de mercado da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) alcançou máximos históricos na quarta-feira, ao superar o bilião de dólares, durante alguns instantes. O valor das ações voltaria depois a recuar, mas continuava perto de superar aquela fasquia, acima da qual só estão seis empresas.

A tecnológica taiwanesa é a maior fabricante de chips semicondutores em todo o mundo e continua a beneficiar da intensa procura do mercado por aqueles dispositivos. Na mesma linha segue o preço das respetivas ações, que tem registado uma trajetória ascendente nos últimos anos.

As receitas aumentaram 26%, em termos homólogos, no primeiro semestre de 2024 e as perspetivas são de tal modo positivas que o preço dos títulos já subiu 82% desde o início do ano.

Ao superar o bilião de dólares, a TSMC juntava-se ao restrito lote de empresas cuja cotação de mercado também está acima desse valor. É o caso da Nvidia, Microsoft, Apple, Alphabet (Google), Amazon e Meta. Em causa estão sobretudo as ferramentas ligadas à Inteligência Artificial, que têm motivado investimentos avultados de algumas destas firmas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.