A cotação de mercado da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) alcançou máximos históricos na quarta-feira, ao superar o bilião de dólares, durante alguns instantes. O valor das ações voltaria depois a recuar, mas continuava perto de superar aquela fasquia, acima da qual só estão seis empresas.
A tecnológica taiwanesa é a maior fabricante de chips semicondutores em todo o mundo e continua a beneficiar da intensa procura do mercado por aqueles dispositivos. Na mesma linha segue o preço das respetivas ações, que tem registado uma trajetória ascendente nos últimos anos.
As receitas aumentaram 26%, em termos homólogos, no primeiro semestre de 2024 e as perspetivas são de tal modo positivas que o preço dos títulos já subiu 82% desde o início do ano.
Ao superar o bilião de dólares, a TSMC juntava-se ao restrito lote de empresas cuja cotação de mercado também está acima desse valor. É o caso da Nvidia, Microsoft, Apple, Alphabet (Google), Amazon e Meta. Em causa estão sobretudo as ferramentas ligadas à Inteligência Artificial, que têm motivado investimentos avultados de algumas destas firmas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com