[weglot_switcher]

Tusk convoca Conselho Europeu para 10 de abril

Anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu. depois dos deputados britânicos terem rejeitado por 58 votos o acordo para o Brexit hoje.
Reuters
29 Março 2019, 15h05

O presidente do Conselho Europeu convocou um Conselho Europeu para 10 de abril, depois desta sexta-feira o Parlamento britânico ter chumbado o acordo de saída da União Europeia pela terceira vez.

O anúncio foi feito por Donald Tusk no post no Twitter, logo após os deputados britânicos terem rejeitado por 58 votos o acordo para o Brexit. O cenário de um ‘Brexit’ sem acordo a 12 de abril torna-se agora mais forte.

“Na sequência da rejeição do acordo de saída pela Câmara dos Comuns, decidi convocar um Conselho Europeu para 10 de abril”, escreveu.

O acordo de saída já foi chumbado a 12 de março por 391 votos contra e 242 votos a favor, uma diferença de 149 votos, repetindo o chumbo de janeiro por 432 votos contra e 202 contra, uma margem histórica de 230 votos.

Bruxelas admite que saída desordenada é “o cenário provável”

Uma saída desordenada do Reino Unido da União Europeia em 12 de abril é agora “o cenário provável”, assumiu hoje a Comissão Europeia, indicando que o bloco comunitário está “plenamente preparado” para um ‘Brexit’ sem acordo.

“Um cenário de não-acordo em 12 de abril é agora o cenário provável. A União Europeia tem-se preparado desde dezembro de 2017 e está agora plenamente preparada para um cenário de ausência de acordo à meia noite de 12 de abril. A União Europeia vai manter-se unida”, asseverou o executivo comunitário num curto comunicado.

Lamentando a terceira rejeição do Acordo de Saída pela Câmara dos Comuns, Bruxelas vinca que “em nenhuma circunstância” os benefícios contidos naquele texto, incluindo o período de transição, serão “replicados num cenário de não-acordo”.

“Pequenos acordos setoriais não são uma opção”, sublinhou a Comissão.

(Atualizado às 15h45)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.