O presidente do Conselho Europeu convocou um Conselho Europeu para 10 de abril, depois desta sexta-feira o Parlamento britânico ter chumbado o acordo de saída da União Europeia pela terceira vez.
O anúncio foi feito por Donald Tusk no post no Twitter, logo após os deputados britânicos terem rejeitado por 58 votos o acordo para o Brexit. O cenário de um ‘Brexit’ sem acordo a 12 de abril torna-se agora mais forte.
“Na sequência da rejeição do acordo de saída pela Câmara dos Comuns, decidi convocar um Conselho Europeu para 10 de abril”, escreveu.
In view of the rejection of the Withdrawal Agreement by the House of Commons, I have decided to call a European Council on 10 April. #Brexit
— Charles Michel (@eucopresident) March 29, 2019
O acordo de saída já foi chumbado a 12 de março por 391 votos contra e 242 votos a favor, uma diferença de 149 votos, repetindo o chumbo de janeiro por 432 votos contra e 202 contra, uma margem histórica de 230 votos.
Bruxelas admite que saída desordenada é “o cenário provável”
Uma saída desordenada do Reino Unido da União Europeia em 12 de abril é agora “o cenário provável”, assumiu hoje a Comissão Europeia, indicando que o bloco comunitário está “plenamente preparado” para um ‘Brexit’ sem acordo.
“Um cenário de não-acordo em 12 de abril é agora o cenário provável. A União Europeia tem-se preparado desde dezembro de 2017 e está agora plenamente preparada para um cenário de ausência de acordo à meia noite de 12 de abril. A União Europeia vai manter-se unida”, asseverou o executivo comunitário num curto comunicado.
Lamentando a terceira rejeição do Acordo de Saída pela Câmara dos Comuns, Bruxelas vinca que “em nenhuma circunstância” os benefícios contidos naquele texto, incluindo o período de transição, serão “replicados num cenário de não-acordo”.
“Pequenos acordos setoriais não são uma opção”, sublinhou a Comissão.
(Atualizado às 15h45)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com