[weglot_switcher]

TVI. Anselmo Crespo inicia funções como diretor de informação a 1 de setembro

A restante equipa da direção de informação da TVI será anunciada na próxima semana. Jornalista diz que o seu objetivo é uma “informação séria que terá apenas a verdade como limite”. João Fernando Ramos da RTP e Pedro Mourinho da SIC são apontados como os novos subdiretores de informação da TVI
18 Julho 2020, 20h32

A Media Capital anunciou oficialmente este sábado a contratação do seu novo diretor de informação, tal como o Jornal Económico já tinha revelado ao início da tarde.

Anselmo Crespo, 40 anos, deixa a TSF ao fim de quatro anos, onde ocupava o cargo de subdiretor, e vai iniciar funções na estação de Queluz de Baixo a 1 de setembro.Antes, o jornalista esteve 14 anos na SIC onde foi jornalista na área da economia e durante dois anos ocupou o cargo de editor de política da SIC.

A Media Capital diz que a escolha do jornalista para liderar a sua informação “insere-se na nova estratégia para a informação da TVI, que pretende apostar numa direção com um perfil de liderança irreverente, independente, mobilizador, diferenciador e multidisciplinar”.

A empresa diz que, com a nova direção de informação vai ser capaz de se “consolidar como o canal de referência na informação em Portugal, proporcionando ao público uma informação diferenciada, rigorosa e dinâmica, em linha com as melhores práticas”.

Já Anselmo Crespo disse em comunicado que “há desafios que nos convocam a trilhar novos caminhos: aceitei participar num projeto televisivo em transformação e numa informação séria que terá apenas a verdade como limite”.

A empresa dona da TVI avança que no “decurso da próxima semana será anunciada a composição integral da futura equipa diretiva da Informação da TVI”.

O JE também sabe que João Fernando Ramos da RTP é apontado como a escolha para subdiretor de informação, mas não foi possível confirmar com o jornalista, nem obter qualquer comentário até ao momento. O pivô da televisão pública é uma das caras do telejornal diário da RTP 2.

João Fernando Ramos tem apresentado vários espaços informativos na RTP, como o Bom dia, o Jornal-2, Semana ao Sábado, na RTP2, o Jornal da Tarde na RTP1 e o 24 Horas na RTP2. O jornalista sediado no Porto também já ocupou os cargos de editor executivo e de adjunto de informação com a supervisão da RTP3. O jornalista também já ocupou os cargos de editor executivo e de adjunto de informação com a supervisão da RTP3.

Também o jornalista da SIC Pedro Mourinho pode estar prestes a passar para a estação rival. O Público avançou na sexta-feira que o pivô pode vir a ser um dos novos subdiretores de informação da estação de Queluz de Baixo. Contactada pelo Jornal Económico, a SIC não quis fazer comentários.

Por sua vez, o novo administrador delegado do Grupo Media Capital afirmou que a contratação do jornalista insere-se “numa estratégia de reforço da qualidade e credibilidade da Informação que a TVI leva diariamente aos portugueses. A qualidade do seu passado profissional dá-nos sobejas garantias de que alcançaremos esses nossos objetivos”, segundo Manuel Alves Monteiro.

Na sexta-feira, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou que está a investigar as alterações na estrutura da TVI, depois de a Media Capital ter anunciado a saída de Luís Cabral e a entrada de Manuel Alves Monteiro para o cargo de presidente executivo da empresa.

O novo presidente executivo da da Media Capital entrou no conselho de administração da dona da TVI em abril, como vogal, e é atualmente administrador da Mystic Investments, uma outra empresa de Mário Ferreira.

A empresa também anunciou a promoção de Nuno Santos de diretor de programas a diretor-geral da TVI. Tal como o novo presidente executivo, Nuno Santos é tido no mercado como alguém que tem a confiança de Mário Ferreira, pelo que a sua nomeação foi interpretada como um reforço do peso do patrão da Douro Azul na definição do futuro da Media Capital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.