[weglot_switcher]

TVI já tem todos os nomes para a direção de informação

Confirmados os dois nomes avançados anteriormente, Anselmo Crespo e Pedro Mourinho, a estação anuncia que dois nomes da casa passam a integrar a direção: Lurdes Baeta e Joaquim Sousa Martins. Já Pedro Benevides deixa o Observador para passar a ser subdiretor de informação da TVI.
28 Julho 2020, 12h02

A TVI já fechou todos os nomes para a direção de informação, cuja nova equipa inicia funções a 1 de setembro.

Tal como já tinha sido avançado, Anselmo Crespo vai ser o diretor de informação do canal de Queluz de Baixo, com o jornalista Pedro Mourinho a transitar da SIC para a TVI para assumir o cargo de subdiretor.

Mas há várias  novidades na lista divulgada pela Media Capital, com a jornalista da casa Lurdes Baeta a assumir o cargo de diretora-adjunta de informação.

Outras duas novidades é que o também jornalista da casa Joaquim Sousa Martins assume o cargo de subdiretor, com Pedro Benevides a sair do Observador, onde ocupa o cargo de editor de política, para a TVI, onde passa a ser um dos três subdiretores.

Esta equipa tem “responsabilidades editoriais sobre o canal generalista, TVI 24 e plataformas digitais”.

“Compete ao Diretor de Informação definir agora as estruturas intermédias e a organização da redação, bem como participar no processo de transformação em curso, com vista à reformulação da oferta da informação da TVI”, segundo o comunicado da dona da TVI.

Em relação a dois dos nomes mais conhecidos da estação de televisão, os pivots José Alberto Carvalho e Pedro Pinto, a empresa diz que vão integrar estes “projetos com atribuições transversais”.

“A Informação da TVI manter-se-á distintiva e irreverente. E manterá a credibilidade que a caracteriza, sempre com o objetivo de manter uma relação de confiança com os cidadãos”, segundo a Media Capital.

A dona da TVI garante que a “Direção de Informação tem total autonomia editorial, de acordo com a Lei, mas também de acordo com as boas práticas do Grupo Media Capital”.

Anselmo Crespo chegou à TSF em 2016, depois de 14 anos na SIC. Na estação de televisão foi jornalista na área da Economia e durante dois anos ocupou o cargo de editor de política da SIC.

O nome de  João Fernando Ramos da RTP também chegou a ser apontado como uma possibilidade para subdiretor de informação da TVI, mas a transferência de uma das caras do telejornal diário da RTP 2 não se confirmou.

A 10 de julho, a estação de televisão de Queluz de Baixo anunciou a saída de Sérgio Figueiredo, passando o subdiretor de informação Pedro Pinto a ocupar o cargo de diretor de informação de forma interina.

A nova direção de informação da TVI é anunciada dois meses e meio depois da entrada de Mário Ferreira no canal de televisão privado.

O empresário comprou 30,22% da dona da TVI por 10,5 milhões de euros, conforme anunciado a 14 de maio. Os espanhóis da Prisa continuam a deter 64,47% da Media Capital.

Mas o grupo dono do Correio da Manhã não desiste da compra da TVI. ““A Cofina continua a estar interessada na aquisição da Media Capital”, disse fonte oficial da empresa liderada por Paulo Fernandes ao jornal Expresso a 17 de julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.