A Ucrânia e os seus aliados europeus continuam as negociações para colocar um fim à guerra com a Rússia. Este sábado, conselheiros de segurança nacional da Europa chegaram a Kiev para discutir o plano de paz de 20 pontos liderado pelos Estados Unidos. Segundo o negociador-chefe da Ucrânia, Rustem Umerov, representantes do Canadá e da NATO também estiveram presentes, juntamente com representantes de países e organismos europeus.
O presidente do país, Volodymyr Zelensky, disse que houve progresso em três elementos-chave: “garantias de segurança, reconstrução e uma estrutura básica para uma reconstrução real”. “Também estamos a preparar-nos para reuniões nos Estados Unidos”, acrescentou.
De acordo com o negociador ucraniano Oleksandr Bevz, os planos de garantia de segurança com os países da União incluiriam as forças ucranianas como primeira linha de defesa, tropas lideradas pela Europa destacadas na Ucrânia e garantias de segurança dos Estados Unidos.
Um pacote de apoio económico de cerca de 682 mil milhões de euros para a Ucrânia ao longo dos próximos 10 anos foi acordado entre parceiros internacionais, afirmou o vice-primeiro-ministro ucraniano, Taras Kachka. O montante, baseado em cálculos do Banco Mundial, do FMI e da União, destina-se a cobrir indenizações por danos, reconstrução, estabilidade económica e um “impulso” para o crescimento de 170 mil milhões vinculado às reformas necessárias para a adesão da Ucrânia à União.
O ministro da Economia da Ucrânia, Oleksii Sobolev, citado pelas agências internacionais, afirmou que parte do financiamento deverá vir de subsídios públicos e empréstimos a juros baixos; os detalhes serão finalizados nas próximas duas semanas.
Recorde-se que esta sexta-feira, Zelensky nomeou o general Kyrylo Budanov, chefe da inteligência militar da Ucrânia, como seu novo chefe de gabinete. O presidente afirmou que a nomeação de Budanov faz parte de um esforço para aumentar o foco em segurança, desenvolvimento da defesa e diplomacia. Mas também tem a ver com a onda de corrupção que foi desmascarada pelos serviços competentes ucranianos – e que é uma das maiores preocupações do países europeus que apoiam a Ucrânia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com