[weglot_switcher]
1356882
Em Foco

Greve geral mantém-se, mas UGT diz haver abertura para negociação com o Governo

“O principal aqui era ver se as partes continuavam disponíveis para o diálogo e para a negociação. Foi reafirmado pelo Governo e foi reafirmado pela UGT que há essa disponibilidade” para negociar tudo sem linhas vermelhas, avança o secretário-geral da UGT. Mário Mourão sinaliza que a reunião com o Montenegro foi “construtiva” e que há disponibilidade do Governo para alargar ao tempo necessário a aproximação entre as partes.

Atualidade

Alemanha escapa a procedimento por défice excessivo apesar de fechar 2025 com saldo negativo acima de 3%

Berlim, tipicamente defensora acérrima da disciplina orçamental, avançou com uma política expansionista para tentar escapar a um terceiro ano consecutivo de recessão e Bruxelas parece confortável com o défice alemão esperado de 3,1%, acima do referencial comunitário, argumentando que resulta apenas de gastos em defesa. Em sentido inverso, a Finlândia não escapará à penalização.

Alojamento Local. PS diz que Moedas “atrasou de propósito” aprovação do regulamento. ALEP pede “estabilidade e menos debate político”

A alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local vai ser debatido esta quinta-feira na autarquia de Lisboa. O regulamento atual tem rácios de 20% e 10% para as áreas de contenção absoluta e relativa, respetivamente. Proposta do Partido Socialista desce os rácios para 5% e 2,5%, enquanto Carlos Moedas coloca em cima da mesa descidas de 10% e 5%. “Está a ser criado um alarmismo de um possível boom de alojamento local”, afirma Eduardo Miranda, presidente ALEP.

Militares tomaram o poder na Guiné-Bissau

O comunicado foi lido na televisão estatal guineense TGB pelo porta-voz do Alto Comando Militar, Dinis N´Tchama, que informa que os militares assumiram a liderança do país.

Guiné-Bissau: Governo português apela “que todos os envolvidos se abstenham de qualquer acto de violência institucional ou cívica”

Além disso, o Governo português repudiou “veementemente a decisão do Governo da República da Guiné-Bissau de ordenar a saída da Lusa, RTP África e RDP África daquele país e o respectivo encerramento das emissões. No quadro das relações bilaterais, tal decisão afigura-se altamente censurável e injustificável”.

Prejuízos de empresas do Estado agravam-se em 2024 apesar de melhoria de rácios financeiros

Em termos globais, o resultado líquido das 88 empresas e grupos de empresas não financeiras e cinco financeiras analisadas pelo CFP foi negativo em 1.312 milhões de euros, um agravamento em relação aos prejuízos do ano anterior de 546 milhões. Açores e Madeira seguem a tendência.

Portugal recebe sétima transferência do PRR no valor de 1,06 mil milhões

A Comissão Europeia libertou hoje 1,06 mil milhões de euros em subvenções a Portugal, na sequência do seu sétimo pedido de pagamento ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Com este acréscimo, o total recebido por parte da Comissão Europeia ascende aos 13.797 milhões de euros.

Tecnológicas despediram mais de 241 mil este ano. Intel lidera

Em 2025 já foram contabilizados pelo menos 241 mil despedimentos na área tecnológica. A Intel, Amazon e Microsoft cortaram mais de 72.700 postos de trabalho, mais do dobro do total de despedimentos no setor tecnológico em toda a Europa, revelam dados da RationalFX.

EDP coloca em operação a central solar na fábrica da Johnson Electric em Itália

A EDP explica que a produção anual da central evitará também mais de 110 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO₂), ajudando a Johnson Electric a avançar nos objetivos de sustentabilidade e a apoiar os esforços de descarbonização de Itália.

Ucrânia: Von der Leyen rejeita acordo que limite Forças Armadas

Durante um debate no Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, em França, Ursula von der Leyen apresentou um conjunto de prioridades da União Europeia (UE), que o bloco comunitário considerou que estavam ausentes da proposta apresentada pelo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump.

Navios “escolhem Portugal” para garantir metas de sustentabilidade, destaca responsável da Prio

Em 2025, a Prio abasteceu mais de 50 navios e revelou ter evitado a emissão de quatro mil toneladas de CO2. Tiago Ferreira, responsável Marítimo e Novos Mercados da Prio, disse em conferência do JE que Portugal tem condições para ser um hub sustentável como “país de mar”.

“Estado tem de decidir se quer ou não armazenamento hidroelétrico”, diz country manager da Iberdrola

David Rivera considera que Portugal tem capacidade para armazenar mais energia hidroelétrica, mas que cabe ao Governo decidir se dá esse passo ou se a curto prazo fica apenas com as baterias. CEO da Atlante em Portugal alerta para a demora nos processos burocráticos. “É essencial que sejam céleres e vão de encontro às necessidades do mercado”, refere Carlos Ferraz.

Renováveis. “Podemos deitar fora a maior oportunidade desde o ouro no Brasil”, lamenta presidente da APREN

A APREN considera que o setor energético, aliado à digitalização da economia, tem um potencial que não pode ser desperdiçado. Já o consultor Nuno Ribeiro da Silva realça que as petrolíferas “estão-se nas tintas para Trump” na hora de investir. Ideias foram deixadas na conferência do JE que debate, esta quarta-feira, os desafios do setor.

Portugal tem “condições para liderar” transição verde, defende presidente da ADENE

“Temos recursos naturais, competências técnicas, um sector estável, ambição política e uma sociedade civil que já percebeu que a transição não é um custo, mas sim vital ao nosso desenvolvimento”, sublinhou Nelson Lage no arranque da conferência ‘Revolução Energética em Curso’, organizada pelo JE.

Mais do que novas leis, “o que falta é urgência”, defende João Galamba

“O país não precisa de leis novas. Há certas áreas que podem ser melhoradas, mas Portugal não tem um problema de enquadramento legislativo”, resumiu o anterior secretário de Estado.

Impresa fecha acordo com MFE – Media For Europe que fica com 32,9%

A empresa italiana passa a deter 32,934% do grupo português  e a família Balsemão, através da Impreger, fica com 33,738%, mantendo o controlo da Impresa. A venda é acompanhada de um acordo parassocial.

OE2026: Aprovadas isenções de portagens na A25 e em parte da A6 e A2

No caso da A25, haverá isenção “em toda” a extensão da autoestrada, prevê-se na norma aprovada hoje durante a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Mercados

Nova Iorque festeja feriado depois de mercados voltarem aos ganhos

O orçamento do Reino Unido apresentou uma margem orçamental acima do esperado, o que animou investidores e traders.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

Esta quinta-feira, decorre no Parlamento a votação final global do Orçamento do Estado para 2026.

Opinião

O que ainda não aprendemos

A boa governação das empresas exige mais do que relatórios bem escritos, exige coragem. Coragem para dizer não ao acionista quando a decisão compromete o longo prazo.

A verdade incómoda sobre a empregabilidade na era pós-diploma

O “Future of Jobs Report 2025” dá-nos uma visão simples, mas poderosa. Não estamos perante um apocalipse laboral, mas sim perante um momento de transição que recompensa quem investe no seu próprio desenvolvimento.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.