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Um ano depois de abrir o Túnel do Marão foi atravessado por três milhões e 850 mil veículos

Entre avanços e paragens durante sete anos, o Túnel do Marão que implicou um investimento global de 398 milhões de euros, foi inaugurado há um ano, nunca registou vítimas mortais e já encaixou 7,5 milhões de euros de receita de portagens.
Nuno Miguel Silva
6 Maio 2017, 09h57

A Autoestrada do Marão concluiu o prolongamento da A4 de Amarante até Vila Real, inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros e abriu ao trânsito a 8 de maio de 2016.

O presidente da Câmara de Vila Real fez um balanço “extremamente positivo” de um ano de Túnel do Marão, sem vítimas mortais e com reflexos económicos, no entanto a associação empresarial diz que ainda é cedo para avaliar impactos.

Rui Santos, presidente da autarquia de Vila Real afirmou à Lusa que “este ano demonstra que sempre tivemos razão. Primeiro porque o número de vítimas mortais foi zero e isso, só por si, valia a construção do Túnel do Marão”. O responsável adianta que o impacto económico na região também se vai vendo. “Não é imediato esse, os projetos demoram algum tempo a serem concretizados, mas já se veem gruas em Vila Real, coisa que não acontecia entre 2011 e 2014”, sublinhou.

O autarca realçou que há um conjunto de empresas que se têm deslocado para Vila Real, há alguns projetos já em fase de concretização e outros ainda em elaboração.  “Direi que o objetivo de transformar esta região, sobretudo Vila Real, como uma ponte entre o Interior e o Litoral se está a concretizar. Costumo dizer que Vila Real agora é a última cidade do Interior ou a primeira do Litoral”, afirmou.

Luís Tão, o presidente da Associação Empresarial Nervir, também adiantou à Lusa,  que “ainda não há reflexos do túnel. Nós temos uma ânsia muito grande, mas um ano é muito pouco para conseguir avaliar algum impacto em termos empresariais”, sublinhou.

O responsável disse que, num ano, “há mais cerca de uma centena de entidades” no distrito de Vila Real, mas referiu que “todo o país cresceu na mesma proporção”. “Não podemos dizer que a abertura do túnel, um ano depois, trouxe algum desenvolvimento económico. Ainda não, ainda é cedo”, frisou.

Luís Tão disse que o desenvolvimento económico não depende só daquela autoestrada, mas que depende também de “uma diferenciação fiscal, de uma vontade política do Estado central” e “da organização regional, entre as comunidades intermunicipais e associações e instuições de ensino superior”. O responsável admite que “o Túnel do Marão é mais uma ferramenta mas o impacto económico, para já, é praticamente nulo”.

Minimizou o impacto da interioridade

Mas para quem passa pelo Túnel do Marão, ajudou a minimizar o impacto da interioridade em Vila Real, a atrair empresas e passou a ser a principal opção dos utentes nas deslocações para o Litoral.

Essa é a opinião de Miguel Pinto, diretor-geral da Kathrein Automotive, fábrica de componentes para automóveis que produz antenas, faz diariamente a viagem de Vila do Conde, onde vive, para Vila Real, onde trabalha.

“Em termos pessoais foi um ganho inexcedível. Faço a viagem diariamente, são 50 minutos e não custa nada. Quando trabalhava em Gaia demorava mais a deslocar-me uma dúzia de quilómetros”, afirmou à agência Lusa.

O responsável considerou que esta autoestrada era algo que se exigia porque ajudou a “minimizar o impacto da interioridade”.

“Não vou dizer que acabou com a palavra interioridade para Vila Real, mas mudou muito o conceito que as pessoas têm”, afirmou. Para além de facilitar a sua vida pessoal, Miguel Pinto referiu que a infraestrutura ajudou a colmatar a dificuldade sentida pela empresa em atrair quadros superiores.

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