Um dos maiores fundos soberanos mundiais está a investir nas energias renováveis em Portugal.
O Norges Bank Investment Management comprou 49% de uma carteira de ativos com mais de 500 megawatts (MW) em Portugal e Espanha avaliada em 600 milhões de euros, revela hoje o jornal espanhol “Cinco Dias”.
Em janeiro, já tinha sido fechado um acordo semelhante. No total, os espanhóis e noruegueses já contam com uma carteira conjunta de 1.800 MW avaliada em 1.800 milhões de euros, com os noruegueses a investirem 850 milhões nesta aliança que pretende continuar a juntar mais megawatts a esta carteira – conhecida por projeto Romeu – e a crescer em países estrangeiros.
A Iberdrola – liderada por Ignacio Galan – fica responsável por controlar e gerir os ativos, realizando a operação e manutenção dos projetos. Já a Norges entra com o capital necessário para alavancar os projetos ambiciosos de crescimento do projeto Romeu.
A Iberdrola tem estado a forjar várias parcerias com diversas empresas para alavancar o seu crescimento na transição energética, como o acordo com a BP para instalar quase 12 mil pontos de carregamento rápido para carros elétricos em Portugal e Espanha.
Também em Espanha, foi recentemente noticiado de que a Galp é uma das empresas interessadas em comprar uma carteira de ativos renováveis que pertence à EDP Renováveis. O mercado ibérico de energia verde está ao rubro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com