[weglot_switcher]

União Europeia antecipa atrasos no ‘Green Deal’, mas mantém meta de 2030

O “Acordo Verde” divulgado no ano passado pela presidente da Comissão Europeia deverá ser adiado para o final do ano. Apenas as metas para atingir uma nova redução nas emissões de carbono se manterão inalteradas.
20 Abril 2020, 14h49

A Comissão Europeia admite que vai atrasar algumas metas propostas no “Green Deal” devido à pandemia do novo coronavírus. Apenas o cronograma com uma nova meta de redução das emissões para 2030 e as políticas ambientais mais urgentes irão permanecer inalteradas, de acordo com um esboço de documento visto pela “Reuters”, esta segunda-feira.

Os efeitos da Covid-19 na economia obrigaram os executivos do bloco europeu a rever os planos para 2020, numa altura em que são chamadas todas as forças para combater o vírus que já provocou mais de 100 mil mortes no continente.

Iniciativas que incluem planos para proteger a biodiversidade e reformas para tornar a agricultura mais sustentável, que estavam previstas para serem divulgadas a 29 de abril, deverão ser adiadas para o final de 2020 e sofrer algumas reformulações. Incluído na lista de adiamentos, estão também as reformas para tornar os setores de transporte e produtos químicos mais sustentáveis, planos para melhorar a adaptação dos impactos das alterações climáticas, reformular a gestão florestar e melhorar a informação sobre reciclagem.

“A Comissão está atualmente a rever o seu programa de trabalho para 2020 devido ao surto do coronavírus. Estamos a planear apresentar um programa de trabalho atualizado nas próximas semanas “, disse uma porta-voz da Comissão.

Uma estratégia de financiamento sustentável da UE, prevista para depois das férias de verão na Europa, também não será adiada, esclarece o documento que acrescenta também que o projeto-lei em questão pode ajudar a garantir que o plano de recuperação pós-crise da UE se alinhe aos objetivos climáticos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.