[weglot_switcher]

União Europeia irá assinar em breve acordo por vacina da Pfizer, anuncia von der Leyen

O anúncio dos resultados dos ensaios clínicos de terceira fase relativos à vacina contra a Covid-19 da Pfizer com a BioNTech levaram a Comissão Europeia a procurar fechar imediatamente um acordo com os laboratórios, de forma a assegurar 300 milhões de doses do medicamento aquando daa sua aprovação.
9 Novembro 2020, 17h15

A União Europeia deverá assinar em breve um acordo para a compra de milhões de doses da vacina desenvolvida em conjunto pela Pfizer e BioNTech, cujos resultados clínicos preliminares da terceira fase de ensaios mostraram boas perspetivas na capacidade antiviral do fármaco. A decisão foi anunciada por Ursula von der Leyen esta segunda-feira.

Poucas horas depois do anúncio de uma taxa de eficácia superior a 90% desta vacina, a presidente da Comissão Europeia manifestou a intenção do bloco europeu de firmar um acordo com o consórcio, de forma a adquirir “até 300 milhões de doses, como se lê no tweet de von der Leyen. A Comissão havia já feito saber que se encontrava em negociações com estes laboratórios para a compra de 200 milhões de doses, com a possibilidade de expandir o acordo até aos 300 milhões.

A Comissão procura assim assinar o quarto acordo para a distribuição de uma vacina contra a infeção causada pelo novo coronavírus, depois de ter já garantido o fornecimento dos fármacos desenvolvidos pela AstraZeneca, pela Johnson & Johnson e pela Sanofi. Por outro lado, a vacina da Pfizer tem já compradores garantidos nos EUA, Japão e Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.