A União Europeia deverá assinar em breve um acordo para a compra de milhões de doses da vacina desenvolvida em conjunto pela Pfizer e BioNTech, cujos resultados clínicos preliminares da terceira fase de ensaios mostraram boas perspetivas na capacidade antiviral do fármaco. A decisão foi anunciada por Ursula von der Leyen esta segunda-feira.
Poucas horas depois do anúncio de uma taxa de eficácia superior a 90% desta vacina, a presidente da Comissão Europeia manifestou a intenção do bloco europeu de firmar um acordo com o consórcio, de forma a adquirir “até 300 milhões de doses, como se lê no tweet de von der Leyen. A Comissão havia já feito saber que se encontrava em negociações com estes laboratórios para a compra de 200 milhões de doses, com a possibilidade de expandir o acordo até aos 300 milhões.
A Comissão procura assim assinar o quarto acordo para a distribuição de uma vacina contra a infeção causada pelo novo coronavírus, depois de ter já garantido o fornecimento dos fármacos desenvolvidos pela AstraZeneca, pela Johnson & Johnson e pela Sanofi. Por outro lado, a vacina da Pfizer tem já compradores garantidos nos EUA, Japão e Reino Unido.
Great news from @pfizer & @BioNTech_Group on the successful results of their latest clinical trial for a #COVID19 vaccine. European science works!@EU_Commission to sign contract with them soon for up to 300 million doses.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) November 9, 2020
Let's keep protecting each other in the meantime.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com