[weglot_switcher]

União Europeia regista excedente de 38 mil milhões na balança comercial de bens

O recuo nos preços e no volume das importações de energia e produtos manufaturados contribui de forma acentuada para os números.
27 Março 2024, 11h20

A União Europeia encerrou 2023 com um excedente de 38 mil milhões de euros ao nível da balança comercial de bens. Trata-se de uma melhoria clara face aos dados do ano anterior, quando se registou um défice de 436 mil milhões entre importações e exportações.

Na origem desta mudança nos números está o recuo de 16% nas importações dos Estados-membros de produtos que chegam de países exteriores à UE.

Em causa está principalmente a redução (de 34% em termos homólogos) no valor gasto na categoria dos produtos energéticos, assim como na de bens manufaturados (menos 21%). Em ambos os casos, foi observada uma queda nos preços praticados e no volume transacionado.

No caso da economia portuguesa, o peso das trocas comerciais com os parceiros europeus é dos maiores de toda a UE. Isto porque 74,5% das importações chegam de Estados-membros da UE, ao passo que 70,2% das exportações são realizadas para outros Estados-membros.

De resto, entre os países em análise, os números mais altos foram registados no Luxemburgo (UE com peso de 90% no total de importações) e Chéquia (peso de 82% nas exportações).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.