[weglot_switcher]

“Vai certamente encontrar-se uma solução” para o SNS, declara Pedro Pita Barros

No primeiro episódio do novo programa do Jornal Económico, são debatidos os problemas do sector da saúde em Portugal, nomeadamente as dificuldades que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta.
Cristina Bernardo
28 Maio 2024, 15h15

As InNova Talks são o novo projeto do Jornal Económico, que junta um grupo multidisciplinar para discutir diversos temas. No primeiro episódio foi abordado o tema da saúde, com um painel composto pelo professor universitário e investigador na área da economia da saúde, Pedro Pita Barros, Sofia Cochado, Market Access & Corporate Affairs Head da Takeda e Carlos Martins, COO da Sabseg.

Neste episódio o tema incidiu sobre os problemas que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta e qual o seu futuro. Neste campo, a opinião do professor Pita Barros é que “vai certamente encontrar-se uma solução”. No entanto, o professor salienta alguns dos problemas que o SNS vive no imediato, nomeadamente com os profissionais de saúde, e o “desfasamento de expectativas entre os profissionais e o que o SNS lhes oferece”.

Sofia Cochado, da farmacêutica Takeda, sublinha que o sector da saúde “é uma área complexa com desafios e oportunidades”. No caso das farmacêuticas existem duas dimensões, “complexidade dos processos internos, e relação com os hospitais e entidades públicas”, na opinião de Sofia Cochado é preciso “atrair talento que reúna características muito particulares”.

Com os crescentes problemas que o SNS tem vindo a enfrentar são cada vez mais as pessoas que optam por ter um seguro de saúde, uma área que tem crescido em Portugal. Segundo Carlos Martins, “na última década é uma área que duplicou o seu valor, teve um crescimento de 16% em 2023. É uma área em franco crescimento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.