[weglot_switcher]

Vanguard Properties e Santander fundam escola de programação informática ’42 Lisboa’

A School of Computer Science foi inaugurada nesta segunda-feira. É uma escola de programação informática gratuita para os alunos, pois é financiada pelos mecenas fundadores – Vanguard Properties, Banco Santander e a empresária e filantropa sino-americana, Ming C. Hsu.
  • Kacper Pempel/Reuters
27 Julho 2020, 21h52

A Vanguard Properties é um dos três fundadores da 42 Lisboa, “um projeto educativo revolucionário de prestígio internacional, inteiramente gratuito para os estudantes, que chega agora a Portugal” e que é dirigida por Pedro Santa Clara, impulsionador do Campus da Nova SBE em Carcavelos.

A 42 Lisboa é uma escola de programação fundada em Paris em 2013 por Xavier Niel e financiada através de doação de 75 milhões de euros. Desde então, expandiu-se para 19 cidades em 4 continentes, estando prevista a abertura de mais 10 escolas até ao final de 2020, incluindo Lisboa, em Portugal.

Apresentada nesta segunda-feira, dia 27, o campus da 42 Lisboa ocupa o espaço de uma antiga tipografia na Penha de França. Sendo gratuita para os alunos, é financiada pelos mecenas fundadores – founding fathers –Vanguard Properties, Banco Santander e a empresária e filantropa sino-americana, Ming C. Hsu.

A Vanguard Properties fez uma doação de 1,250 milhões de euros para financiar a 42 Lisboa nos primeiros cinco anos de atividade. Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “esta é uma parceria que se enquadra na política de responsabilidade social da empresa”.

Reconhecida pela CodinGame em 2017 como a #1 School fo Computer Science no mundo, a 42 não é uma escola tradicional, pois “tem um modelo de ensino inovador, inclusivo e responde a uma necessidade do mercado para a formação de profissionais na área da programação. A sua conclusão não tem equivalência com uma licenciatura, um mestrado ou qualquer grau académico, mas a empregabilidade é garantida: a competência em programação é escassa em Portugal e a Comissão Europeia prevê que, só em 2020, existam 15 mil vagas para informáticos no País”, referem os promotores do projeto em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.