Vanguard Properties e Santander fundam escola de programação informática ’42 Lisboa’

A School of Computer Science foi inaugurada nesta segunda-feira. É uma escola de programação informática gratuita para os alunos, pois é financiada pelos mecenas fundadores – Vanguard Properties, Banco Santander e a empresária e filantropa sino-americana, Ming C. Hsu.

Kacper Pempel/Reuters

A Vanguard Properties é um dos três fundadores da 42 Lisboa, “um projeto educativo revolucionário de prestígio internacional, inteiramente gratuito para os estudantes, que chega agora a Portugal” e que é dirigida por Pedro Santa Clara, impulsionador do Campus da Nova SBE em Carcavelos.

A 42 Lisboa é uma escola de programação fundada em Paris em 2013 por Xavier Niel e financiada através de doação de 75 milhões de euros. Desde então, expandiu-se para 19 cidades em 4 continentes, estando prevista a abertura de mais 10 escolas até ao final de 2020, incluindo Lisboa, em Portugal.

Apresentada nesta segunda-feira, dia 27, o campus da 42 Lisboa ocupa o espaço de uma antiga tipografia na Penha de França. Sendo gratuita para os alunos, é financiada pelos mecenas fundadores – founding fathers –Vanguard Properties, Banco Santander e a empresária e filantropa sino-americana, Ming C. Hsu.

A Vanguard Properties fez uma doação de 1,250 milhões de euros para financiar a 42 Lisboa nos primeiros cinco anos de atividade. Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “esta é uma parceria que se enquadra na política de responsabilidade social da empresa”.

Reconhecida pela CodinGame em 2017 como a #1 School fo Computer Science no mundo, a 42 não é uma escola tradicional, pois “tem um modelo de ensino inovador, inclusivo e responde a uma necessidade do mercado para a formação de profissionais na área da programação. A sua conclusão não tem equivalência com uma licenciatura, um mestrado ou qualquer grau académico, mas a empregabilidade é garantida: a competência em programação é escassa em Portugal e a Comissão Europeia prevê que, só em 2020, existam 15 mil vagas para informáticos no País”, referem os promotores do projeto em comunicado.

Recomendadas

Portugal com recorde de participantes no programa da Euronext que prepara tecnológicas para entrar em bolsa

A 6ª edição do TechShare conta como 119 participantes (73 de tecnologias, media e telecomunicações, 33 de ciências da vida e 13 de ‘cleantech’). Por cá, entram CRIAMTech, Doutor Finanças, IndieCampers, Liqui.dom, LOQR, Lusospace, S. Roque, Sea4us, Sikur e Visor.ai.

Corticeira Amorim anuncia descoberta de tecnologia inovadora para erradicar o ‘sabor a rolha’ nos vinhos

As tecnologias anti-TCA mais ecológicas e eficientes do mundo desenvolvidas pela empresa portuguesa são consideradas um “marco histórico” pelo seu presidente, António Amorim, e estão a ser lançadas simultaneamente para rolhas de cortiça natural e rolhas técnicas de cortiça, com as tecnologias ‘Naturity’ e ‘Xpur’.

Indra vai reduzir em 50% emissões de CO2 até 2030 e tornar-se neutra em carbono até 2050

Todos estes objetivos já foram aprovados pelo Comité de Sustentabilidade da Indra, assim como o marco intermediário de atingir zero emissões de consumo de energia até 2040, assumem os responsáveis da empresa espanhola.
Comentários