Perto de 10% das casas à venda em julho estiveram no mercado menos de uma semana, tendo sido adquiridas neste tempo, de acordo com dados recolhidos e divulgados pelo portal idealista. Destas habitações, 22% esteve no mercado entre uma semana a um mês, 28% entre um e três meses, 31% entre três meses e um ano e 9% mais de um ano.
Este fenómeno é apelidado como ‘vendas expresso’. Faro é a capital de distrito em que estas vendas mais acontecem, com 30% das casas a ficarem no mercado menos de uma semana.
Seguem-se, ainda que a alguma distância, Viana do Castelo (23%), Portalegre (18%), Aveiro (15%), Coimbra (14%), Funchal (14%), Porto (14%) e Leiria (10%).
Por sua vez, abaixo da média nacional de vendas expressão, estão Ponta Delgada (9%), Guarda e Braga (8%) e Setúbal (7%).
Enquanto isso, Santarém foi a cidade que registou menos vendas expresso, com uma taxa de 1%, seguindo-se Castelo Branco (3%), Viseu (5%) e Lisboa (6%).
Em termos de distritos, o mercado evidencia-se de forma distinta. Castelo Branco (24%) destacou-se como o distrito onde mais casas foram vendidas em menos de uma semana durante o mês de julho deste ano. Seguem-se Coimbra, Viana do Castelo ilha da Madeira e Aveiro (13%), Porto (12%), Leiria e Faro (10%), Braga (9%), ilha de São Miguel e Setúbal (8%) e Lisboa (7%).
No sentido inverso, é em Évora que esta percentagem de vendas rápidas é menor, com uma taxa de apenas 3%, seguindo-se Guarda, Santarém e Viseu (5%) e Portalegre (6%).
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com