[weglot_switcher]

Venda do EuroBic ao libanês Roger Tamraz pode não passar no crivo do BCE

Segundo a SIC, Roger Tamraz, que está em Portugal há quase um mês, terá estado em duas reuniões no Banco de Portugal a apresentar a sua proposta de compra para o Eurobic.
10 Outubro 2020, 17h19

As negociações de venda do EuroBic foram retomadas no passado dia 15 de setembro, depois de ter caducado o acordo de exclusividade com o Abanca. Esta sexta-feira, a SIC revelou que Isabel dos Santos terá assinado um contrato de promessa de compra e venda da sua posição de 42,5%  ao empresário libanês Roger Tamraz, dono da Netoil, um grupo internacional com interesses na área do petróleo e gás natural.

Segundo a SIC, Roger Tamraz, que está em Portugal há quase um mês, terá estado em duas reuniões no Banco de Portugal a apresentar a sua proposta de compra para o EuroBic. Em Portugal está a ser representado pelo banqueiro de investimento Jorge Tomé, ex-presidente do Banif e ex-administrador da Caixa, diz a SIC.

O Banco de Portugal tem de avaliar a idoneidade do comprador e a origem do dinheiro e enviar um parecer ao Banco Central Europeu que é quem tem de autorizar a compra de participações qualificadas de bancos na zona euro.

O Jornal Económico sabe que a proposta tem dificuldade em passar no supervisor bancário. Roger Tamraz já tem um banco na Letónia, o PNB Banka, mas tentou recuperar aquele que é o sexto maior banco daquele país europeu, através de um aumento de capital de 176 milhões de euros, segundo a imprensa internacional, e não terá tido aval do Banco Central Europeu, o que poderá não ser um bom sinal para a avaliação à idoneidade e origem de fundos que o BCE tem de fazer ao comprador do EuroBic.

A venda do EuroBic tem também de passar pelo procurador Rosário Teixeira e pelo juiz Carlos Alexandre, que têm em mãos a investigação Luanda Leaks. Os bens de Isabel dos Santos estão arrestados, pelo que qualquer verba deste negócio ficará à guarda dos tribunais.

O “Eco Insider” escreve, citando fontes próximas ao processo, que o Banco Montepio olhou para o EuroBic e que o tema já terá sido inclusivamente abordado por Pedro Leitão e Carlos Tavares, CEO e chairman do Banco Montepio, junto do acionista e da administração do EuroBic.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.