Embora a Tesla tenha vendido um número recorde de carros durante o último trimestre de 2024, após uma onda de ofertas promocionais, a verdade é que não alcançou o número de veículos necessários para que superasse o desempenho de 2023. A Tesla vendeu 1.789.226 veículos em 2024, enquanto em 2023 tinha vendido 1.808.581 unidades, que continua a ser o seu melhor ano de sempre.
“O resultado é que acreditamos que 2025 será outro ano difícil para a Tesla”, escreveram os analistas.
A Tesla enfrentou uma série de contratempos ao longo do ano, incluindo um ataque à sua fábrica em Berlim, desvios de embarques e uma desaceleração generalizada nas vendas de veículos elétricos. Em abril do ano passado, a fabricante cortou mais de 10% de sua força de trabalho.
A gama envelhecida foi também, segundo os analistas, outra das razões para a queda. A maioria das vendas da Tesla no passado ano deveu-se aos modelos 3 e Y, mais pequenos e menos dispendiosos. A empresa apenas conseguiu vender 23 640 dos seus modelos mais caros, que incluem o X e o S, assim como a nova Cybertruck.
A forte concorrência da chinesa BYD, assim como o preço dos veículos e também a dificuldade dos clientes terem carregadores Tesla por perto, não ajudou ao desempenho comercial.
A perda nas vendas não se traduz necessariamente nos preços das ações da Tesla, que subiram mais de 50% nos últimos 12 meses, após a vitória do presidente eleito Donald Trump nas eleições de novembro nos Estados Unidos.
“Nunca vimos a Tesla simplesmente como uma empresa automóvel. Em vez disso, sempre vimos Musk e a Tesla como um ator global líder em tecnologia disruptiva”, afirmou Daniel Ives, analista da consultora Wedbush.
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