O ator madeirense Virgílio Teixeira é celebrado a partir de hoje no Teatro Municipal Baltazar Dias numa altura em que se assinala o centenário do seu nascimento.
O Teatro Baltazar Dias promove nesta celebração de Virgílio Teixeira um ciclo de cinema, uma exposição, um colóquio e um espetáculo com Vânia Fernandes.
Esta quinta-feira começa o colóquio que vai debater assuntos como: ‘Entre a Portugalidade e a Irmandade Ibérica: Nascimento de uma Estrela de Cinema’, Virgílio Teixeira em Espanha – A Configuração de um Novo Modelo de Masculinidade no Cinema Franquista dos Anos Cinquenta’, ‘As Estrelas de Cinema no Neo-Realismo’, ‘Mr. Teixeira, Um Embaixador Português em Hollywood’.
A carreira de Virgílio Teixeira inclui cerca de 100 filmes. Entre esses trabalhos estão ‘Alexandre, o Grande’, ‘ O Costa do Castelo’, ‘Ave de Arribação’, ‘El Cid’, ‘O Regresso dos Sete Magníficos’.
Entre os convidados do colóquio estão: Maria do Carmo Piçarra e José Manuel Peláez Ropero (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho), Paulo Miguel Rodrigues e Ana Salgueiro (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira), Paulo Cunha (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra), Leonor Areal (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa) e José da Costa Ramos (Ex-Presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia e Ex-Presidente da Tobis Portuguesa).
O colóquio tem início às 10h00 e termina às 17h30. A celebração do actor madeirense, no Teatro Municipal Baltazar Dias, finaliza-se na sexta-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com