Virgílio Teixeira celebrado a partir de hoje no Teatro Municipal Baltazar Dias

A celebração do ator madeirense inclui um ciclo de cinema, um colóquio, uma exposição e ainda um espetáculo. Este programa de atividades inicia-se hoje e vai até sexta-feira no Teatro Municipal Baltazar Dias.

O ator madeirense Virgílio Teixeira é celebrado a partir de hoje no Teatro Municipal Baltazar Dias numa altura em que se assinala o centenário do seu nascimento.

O Teatro Baltazar Dias promove nesta celebração de Virgílio Teixeira um ciclo de cinema, uma exposição, um colóquio e um espetáculo com Vânia Fernandes.

Esta quinta-feira começa o colóquio que vai debater assuntos como: ‘Entre a Portugalidade e a Irmandade Ibérica: Nascimento de uma Estrela de Cinema’, Virgílio Teixeira em Espanha – A Configuração de um Novo Modelo de Masculinidade no Cinema Franquista dos Anos Cinquenta’, ‘As Estrelas de Cinema no Neo-Realismo’, ‘Mr. Teixeira, Um Embaixador Português em Hollywood’.

A carreira de Virgílio Teixeira inclui cerca de 100 filmes. Entre esses trabalhos estão ‘Alexandre, o Grande’, ‘ O Costa do Castelo’, ‘Ave de Arribação’, ‘El Cid’,  ‘O Regresso dos Sete Magníficos’.

Entre os convidados do colóquio estão: Maria do Carmo Piçarra e José Manuel Peláez Ropero (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho), Paulo Miguel Rodrigues e Ana Salgueiro (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira), Paulo Cunha (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra), Leonor Areal (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa) e José da Costa Ramos (Ex-Presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia e Ex-Presidente da Tobis Portuguesa).

O colóquio tem início às 10h00 e termina às 17h30. A celebração do actor madeirense, no Teatro Municipal Baltazar Dias, finaliza-se na sexta-feira.

Recomendadas

Madeira: Governo Regional atribui 63 mil euros para financiamento de equipamento social de Unidade de Alzheimer

A Unidade de Alzheimer comporta uma Unidade de Internamento com 18 camas e ainda uma Unidade de Dia/Centro Especializado com capacidade para 45 utentes.

Funchal: Coligação Confiança defende implementação do Plano Municipal da Juventude

Este documento estratégico para a juventude do Funchal contou com a participação de mais de 30 associações, recolhendo contributos de cerce de 1.500 jovens, e contempla medidas como o Gabinete da Juventude, Plano Municipal de Formação para Jovens, Bolsa de Voluntariado Jovem e Casa das Associações.

Madeira: JPP acusa Governo Regional e maioria de impedirem fiscalização parlamentar

“O que teme o PSD e o CDS em ouvir as entidades reguladoras em Portugal que têm uma palavra a dizer sobre o custo de vida”, questionou o líder parlamentar.
Comentários