[weglot_switcher]

Viajar para o Reino Unido tem novas regras a partir de hoje

Passa a ser necessário solicitar uma permissão digital que autoriza um viajante a deslocar-se para o Reino Unido, mas não se trata de um visto e não garante a entrada no país, apenas permite o embarque com destino ao Reino Unido.
1 Abril 2025, 18h00

A partir desta terça-feira, 1 de abril, se quiser entrar em Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte terá de solicitar, antecipadamente, uma Autorização Eletrónica de Viagem (ETA em inglês).

A ETA é uma permissão digital que autoriza um viajante a deslocar-se para o Reino Unido, mas não se trata de um visto e não garante a entrada no país, apenas permite o embarque com destino ao Reino Unido.

A autorização inicialmente era de 10 libras esterlinas (11,70 euros), mas o governo britânico anunciou que o valor subirá para 16 libras (18,70 euros) a partir de abril. O pedido, que deve ser enviado três dias antes, pode ser feito através da aplicação UK ETA ou no site oficial do governo do Reino Unido.

A ETA é válida por dois anos e permite múltiplas entradas no Reino Unido, com estadias máximas de seis meses por visita. Segundo o governo britânico, a introdução deste sistema visa reforçar a segurança das fronteiras e melhorar o controlo sobre quem entra no país.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.