[weglot_switcher]

Vicaima investe no desenvolvimento sustentável

Grupo assume a estratégia, práticas e objetivos no âmbito dos critérios ESG, bem como o seu alinhamento com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
19 Outubro 2023, 11h45

Movido pelo mote ‘Juntos Construímos o Futuro’, o Grupo Vicaima acaba de apresentar a estratégia de sustentabilidade que orientará o desempenho do grupo até 2026. “Com uma atuação transversal e integrada nos critérios ESG, o Grupo reforça a responsabilidade e ambição de reduzir continuamente o impacto da sua atividade, bem como contribuir para uma construção mais sustentável em prol de um planeta melhor”, refere em comunicado.

Com o foco na transparência e no envolvimento de todos os stakeholders nesta missão, o Grupo Vicaima partilha a estratégia, práticas implementadas e objetivos no âmbito dos critérios ESG (Ambiente, Social e Governança Corporativa), bem como o seu alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que visam o desenvolvimento de negócio sustentável, transparente e socialmente responsável, refere ainda.

Para Arlindo da Costa Leite, presidente do Conselho de Administração do grupo, “estamos a assumir um compromisso de longo prazo que reflete o nosso desejo de integrar e assegurar o alinhamento da estratégia do Grupo Vicaima com a agenda de desenvolvimento sustentável. Encaramos este momento como um marco importante e transformador do nosso negócio, não visando ser um simples descrever de iniciativas, metas, objetivos ou desejos”.

A redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), a adoção dos princípios da Economia Circular, a par da otimização de materiais e recursos, minimizando o desperdício e resíduos, são assumidos pelo Grupo Vicaima “como catalisadores-chave da inovação, com um modelo de produção assente numa estratégia de criar valor com responsabilidade”.

Todas as políticas e ações inserem-se numa perspetiva holística da organização, baseada, de acordo com o Costa Leite, numa “estratégia de crescimento assente num caminho de inovação e diferenciação, procurando o equilíbrio entre as dimensões social, ambiental e económica”.

O Grupo Vicaima identificou quatro pilares fundamentais para a estratégia de integração dos temas ESG no Negócio: Pessoas e Comunidade, Ação Climática, Produtos Sustentáveis e Inovadores e Negócio Responsável. “Estas dimensões representam o foco do grupo e refletem os tópicos materiais relevantes do âmbito ESG que resultam de um processo de auscultação junto de stakeholders internos e definição da Matriz de Materialidade”.

Com base em projetos próprios e na associação a entidades parceiras, “o Grupo Vicaima tem vindo a reforçar a sua aposta em iniciativas solidárias, ambientais, de segurança, saúde e bem[1]estar, assim como de valorização do Capital Humano. Neste último âmbito, merece destaque a implementação de um conjunto de projetos que visam a qualificação e diversificação de competências dos colaboradores, bem como as sinergias com o mundo escolar e académico, com vista à promoção e valorização do emprego jovem”.

O Grupo Vicaima conta com mais de 60 anos, operando atualmente em mais de 36 mercados a nível mundial e com presença direta em Espanha e Reino Unido. Tem mais de 800 colaboradores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.