[weglot_switcher]

Vinhos do Alentejo com crescimento de 8% nas vendas em 2024

Este resultado representa um aumento de 6,7 milhões de litros em relação ao ano anterior, marcando o melhor desempenho alcançado nos últimos cinco anos pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
25 Fevereiro 2025, 14h22

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou um crescimento notável de 8% no comércio de vinhos do Alentejo em 2024, totalizando 92,2 milhões de litros, o equivalente a mais de 123 milhões de garrafas.

Este resultado representa um aumento de 6,7 milhões de litros em relação ao ano anterior, marcando o melhor desempenho alcançado nos últimos cinco anos.

O vinho DOC (Denominação de Origem Controlada) Alentejo destacou-se com um crescimento de 11%, correspondendo a um acréscimo de 2,1 milhões de litros. Por sua vez, o vinho Regional Alentejano registou um aumento de 7%, com mais 4,6 milhões de litros vendidos.

Em 2024, as vendas de vinho branco e rosé atingiram os melhores resultados de sempre, refletindo a evolução do perfil de consumo e a aceitação positiva dessas categorias pelos consumidores. Os vinhos brancos cresceram 9,4%, enquanto os rosés registaram um aumento de 2,7%, juntos representando 27% do volume total de vinhos comercializados no Alentejo. O vinho tinto continuou a ser o líder nas vendas, com 66,8 milhões de litros e um aumento de 7,5%.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, comentou sobre os desafios enfrentados ao longo dos últimos cinco anos, incluindo a pandemia de COVID-19, o aumento da inflação, os custos de produção elevados, a diminuição do poder de compra e a alteração dos hábitos de consumo, além de um movimento anti-álcool crescente.

“Os resultados que a região alcançou em 2024 são muito positivos e encorajadores para o futuro. Acredito que 2025 pode ser o ano de partida para um ciclo de prosperidade sustentável e ganhos na notoriedade e reputação das marcas coletivas DOC Alentejo e Regional Alentejano”, afirmou.

O comunicado da CVRA também revelou que a quantidade de vinho exportado diminuiu 2,4% em 2024, com quedas nos mercados europeus, embora tenha havido crescimento em países terceiros. No mercado nacional, a quantidade cresceu 9,3% nos doze meses até setembro de 2024, com resultados positivos especialmente na restauração.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.