[weglot_switcher]

Visa e Athleta elogiam decisão de Simon Biles abandonar presente edição dos Jogos Olímpicos

É o exemplo mais recente de patrocinadores que elogiam atletas que estão cada vez mais vocais sobre questões de saúde mental. A estrela japonesa do ténis Naomi Osaka encontrou amplo apoio quando se retirou do torneio Roland Garros no início deste ano.
30 Julho 2021, 11h32

Os patrocinadores de Simone Biles, Athleta e Visa, elogiaram a decisão da ginasta norte-americana de colocar a sua saúde mental em primeiro lugar e de se retirar da competição por equipas de ginástica durante os Jogos Olímpicos (JO) de Tóquio 2020.

É o exemplo mais recente de patrocinadores que elogiam atletas que estão cada vez mais vocais sobre questões de saúde mental. A estrela japonesa do ténis Naomi Osaka encontrou amplo apoio quando se retirou do torneio Roland Garros no início deste ano.

Biles ainda poderia competir noutros eventos de ginástica durante os Jogos Olímpicos. Para além do histórico de realizações na ginástica, incluindo quatro medalhas de ouro e uma medalha de bronze nos JO de 2016 no Brasil, a norte-americana ganhou mais cinco títulos completos em campeonatos mundiais desde 2013. Isso dá à jovem de 24 anos um legado atlético ímpar que os patrocinadores não conseguem ignorar.

“Já passou o tempo em que atletas como a Simone são valorizados simplesmente pelas suas proezas atléticas”, disse Jim Andrews, fundador da A-Mark Partnership Strategies. “Ela conquistou um lugar na história da ginástica e provou ser uma porta-voz incrível e com influência que tem muito a oferecer às marcas, mesmo sem competir e, eventualmente, na reforma”.

Biles separou-se da patrocinadora de longa data Nike em abril para assinar com a Athleta, o ramo de roupas desportivas da Gap. Na altura, Biles justificou a decisão ao dizer que assinou com a Athleta em vez da Nike porque queria estar alinhada com uma marca que refletisse mais os seus valores.

“Eu sinto que eles trabalham em estreita colaboração com mulheres e meninas e lhes permitem ter uma voz e quebrar os padrões de beleza”, disse Biles em maio. Biles lançou a sua primeira campanha publicitária com a Athleta em junho, incluindo um vídeo que mostra às pessoas que a apoiaram durante a sua ascensão ao estrelato.

A Athleta divulgou uma declaração em apoio a Biles após a sua retirada em Tóquio, onde afirmou que “apoiamos Simone e apoiamos o seu bem-estar dentro e fora das competições. Ser o melhor também significa saber cuidar de si. Somos inspirados pela sua liderança hoje e estamos atrás dela em cada passo do caminho”. A Visa fez uma declaração semelhante, apelidando a decisão de Biles de “incrivelmente corajosa”.

A redução do apoio ao Biles prejudicaria mais a marca do que ajudaria, disse David Carter, professor de negócios desportivos da University of Southern California e fundador da consultoria de marketing Sports Business Group. “Dada a fluidez e a natureza de alto perfil da situação, bem como as sensibilidades associadas ao raciocínio dela na decisão, os patrocinadores devem ser muito cuidadosos para não serem vistos como empresa que fogem a essas questões”, disse Carter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.