As embaixadas dos Estados Unidos da América (EUA) pedem aos cidadãos que solicitam um visto de não imigrante para terem o perfil das redes sociais aberto. “Com efeito imediato, todos os indivíduos que solicitem um visto de não imigrante F, M ou J devem ajustar as definições de privacidade em todas as suas contas de redes sociais para “público”, a fim de facilitar a verificação necessária para estabelecer a sua identidade e admissibilidade nos Estados Unidos ao abrigo da legislação dos EUA”, lê-se num comunicado partilhado nas redes sociais da embaixada em Portugal.
O pedido norte-americano destina-se, especificamente, a quem procura um “visto de não imigrante F, M ou J”. Os primeiros dois correspondem a vistos com fins académicos ou de vocação (como seminaristas); o último para intercâmbios. Desde 2019, os Estados Unidos exigem que os requerentes de visto forneçam identificadores de redes sociais nos formulários de pedido de visto de imigrante e não imigrante.
Os requerentes de visto são obrigados a listar todos os nomes de usuário ou identificadores de redes sociais de todas as plataformas que usaram nos últimos 5 anos no formulário de pedido de visto DS-160. Os requerentes certificam que as informações constantes do seu pedido de visto são verdadeiras e corretas antes de o assinarem e submeterem.
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