A bolsa de Nova Iorque encerrou sessão, desta quinta-feira, mista apenas com Dow Jones em terreno positivo.
Assim, o Dow Jones somou 0,56% para 49.269,68 pontos, o S&P 500 perdeu 0,01% para 6.920,40 pontos e o tecnologico Nasdaq cedeu 0,44% para 23.480,02 pontos.
Wall Street fechou sem uma tendência clara nesta quinta-feira, com o mercado focado na situação geopolítica, particularmente Venezuela, Groenlândia e petróleo. Tudo isso enquanto acompanhava de perto os dados macroeconómicos e as tarifas impostas por Donald Trump, que voltaram a impactar o mercado.
Houve ainda algum otimismo a impedir maiores quedas, depois de esta quinta-feira a Fitch ter revisto em alta a sua previsão de crescimento para os EUA, estimando que o PIB vai crescer 2,1% em 2025 e prevendo um crescimento de 2% este ano, após incorporar os dados económicos atrasados pela paralisação do governo, no ano passado.
A intervenção militar dos EUA na Venezuela e a incerteza em torno dos planos do governo para o país e o setor petrolífero estão a provocar significativa volatilidade . Além disso, o presidente afirmou que a Venezuela comprará apenas produtos dos EUA com a receita gerada pelas vendas de petróleo bruto.
“Além do petróleo, os eventos na Venezuela são extremamente incomuns . Uma intervenção direta dos EUA, removendo a liderança de um país e tomando o acesso aos seus recursos naturais, representaria uma escalada significativa. Isso levanta questões incómodas sobre quem poderá ser o próximo alvo: Colômbia, Groenlândia, Canadá — todas regiões que Trump já visou anteriormente , seja pelos recursos naturais, pelo posicionamento estratégico ou por ambos”, observa Ipek Ozkardeskaya, analista sénior da Swissquote.
A defesa tem sido o centro das atenções de entre os setores da bolsa, isto depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que o orçamento militar e de defesa será de 1,5 biliões de dólares em 2027 – significativamente mais elevado do que os 901 mil milhões aprovados pelo Congresso para 2026.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com