[weglot_switcher]

Wirecard vai ser excluída da bolsa de Frankfurt

A empresa de pagamentos vai ser retirada do índice alemão DAX por estar em processo de insolvência. As novas regras desta bolsa abrangem também as empresas nacionais que pretendam negociar no país.
  • Kai Pfaffenbach / Reuters
13 Agosto 2020, 09h19

A bolsa de Frankfurt anunciou esta quinta-feira mudanças na sua “família” de cotadas, no âmbito da revisão trimestral. De saída está a falida Wirecard, que deverá ser substituída no índice DAX pela empresa de entregas Delivery Hero devido ao processo de insolvência a que deu entrada no final de junho.

A Deutsche Börse explica que a exclusão da fintech se deve às novas regras que entram em vigor na próxima quarta-feira (19 de agosto) e estabelecem que as empresas insolventes são imediatamente removidas do DAX com um aviso prévio de dois dias úteis.

É o caso da Wirecard, depois do escândalo financeiro que ‘destapou’ um buraco de cerca de 2 mil milhões de euros. Em causa está uma auditoria às contas de 2019 desta empresa de pagamentos, que a EY se recusou a assinar e que acabou por levar à demissão do presidente executivo, Markus Braun.

As mudanças na bolsa alemã abrangem também as empresas nacionais que pretendam negociar no DAX, conforme explica a Deutsche Börse em comunicado.

“A nova regra relativa às empresas insolventes foi definida em consulta de mercado entre 17 de julho e 7 de agosto. Especificamente, a alteração refere-se à abertura do processo de insolvência como procedimento previsto na lei e inclui todos os avisos públicos relevantes a este respeito. Uma vez que as empresas de outros países da União Europeia também se podem tornar membros do índice, a regra não se refere apenas à lei de insolvência alemã”, refere o documento divulgado esta manhã.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.